09/08/2021

Professoras da Faculdade participam de live de divulgação de curso para ACSs e ACEs de todo o país Curso on-line e gratuito para agentes comunitários de saúde e endemias já está disponível

As professoras Lívia Keismanas, diretora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), e Danielle Bivanco, professora assistente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade, participaram na sexta-feira (06.ago.2021) da live “Comunicação e Processo de Trabalho nas Ações de Imunização”, transmitida pelo canal do Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) no Youtube.

O evento marcou o lançamento do curso on-line e gratuito de capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endemias (ACE) para enfrentamento da covid-19 no Brasil, contando com manuais e videoaulas, além de um canal direto de comunicação com os consultores científicos do HubCovid.

Lívia e Danielle falaram sobre a  Comunicação e Processo de Tratamento nas Ações de Imunização. “Tratamos de questões de trabalho, comunicação, imunização, cuidados para o enfrentamento da covid-19 e quais são as ações desses agentes nas situações de enfrentamento da doença”, disse Lívia. “A participação dos agentes junto às equipes de saúde da família é fundamental no auxílio às ações de maior cobertura vacinal na população contra a covid-19”. Samara Cordeiro, professora da disciplina de Enfermagem em Saúde da Criança e do adolescente, também participa do projeto pela FCMSCSP.

O curso “A importância do ACS e ACE no território“, ministrado pela professora Lívia e já disponível, tem cinco lições e 90 minutos de duração. Em seu conteúdo são trabalhados temas como a importância da atuação desses agentes nos diferentes territórios, seu trabalho na equipe de saúde, seu papel nas ações de Vigilância em Saúde e na comunicação.

Hubcovid

É uma iniciativa do Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (IPADS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Fundação Johnson & Johnson. A plataforma do projeto reúne infectologistas, epidemiologistas, sanitaristas e virologistas com a proposta de disseminar conhecimento científico para gestores e profissionais da saúde envolvidos no combate à pandemia no Brasil.

A atuação dos agentes de saúde e de endemias é fundamental para o controle da disseminação da covid-19 e outras doenças infecciosas no Brasil. São profissionais que estão no dia a dia das famílias, acompanhando o contexto de cada comunidade. Sua inserção no Plano de Imunização tem o potencial de contribuir com a maior adesão à vacinação, desmistificando temas sobre imunização e reduzindo a hesitação vacinal. A estimativa é que o país possua 370 mil agentes de saúde e endemias.

O curso é uma das ações do HubCovid, projeto que faz frente à crescente onda de fake news e informações sem embasamento científico que circulam durante a pandemia.