07/08/2023

Professores do curso de Medicina da Faculdade participaram do Simpósio Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde O evento ocorreu entre os dias 4 a 6 de agosto, na Faculdade de Medicina da USP

Entre os dias 4 a 6 de agosto, professores do curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participaram do Simpósio Internacional de Inovação e Pesquisa em Educação na Saúde (SIIPES), na Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

O Simpósio, que teve como presidentes a Professora Patrícia Tempski e o Professor Milton Martins, contou com a participação marcante dos professores Dr. Adriano Namo Cury, Dra. Giselle Burlamaqui Klautau, Dra. Rosemeire Queiroz, Dra. Rosane Lowenthal, Dr.  Wagner Montor, Dra. Danielle Bivanco, Dra. Andréia Tenório, Dr. Bruno Bueno e Dra. Elda de Oliveira.

Os professores da FCMSCSP participaram de mesas redondas e coordenaram oficinas com os seguintes temas: Gestão Educacional (Adriano Namo Cury), Professor Performático (Giselle Burlamaqui Klautau), Conecte-se e avance na educação interprofissional (Rosemeire Queiroz), Sistema de Avaliação: da concepção à execução (Wagner Montor), Ensino em Cenários de Vulnerabilidade (Danielle Bivanco), Evidências na aplicação de Entrustable Professional Activities – EPAs (Bruno Bueno) e Pesquisas em diversidade e inclusão (Elda de Oliveira).

Durante o evento, foram anunciados os trabalhos do 3º Curso De Especialização Em Educação Na Saúde que ganharam o prêmio Aécio Góis. Entre eles, estava o trabalho “Aprimoramento de Competências na Formação do Sextoanista de Medicina: Estágio com Populações Ribeirinhas na Região Amazônica”, das professoras Dra. Rosane Lowenthal e Dra. Michele Ferrer. O trabalho foi realizado com alunos do sexto ano que participaram da Expedição Abaré, um projeto fruto do estágio de Desenho da Carreira das Disciplinas de Infectologia e Atenção Primária à Saúde e da parceria da FCMSCSP/FAVC com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e a Rede Integrada de Desenvolvimento humano (RIDH). 

O SIIPES é realizado pelo Centro de Desenvolvimento de Educação Médica (CEDEM) da USP e apresenta ideias sobre os novos rumos da educação dos profissionais da saúde. Nesta edição, o Simpósio discutiu temas fundamentais nos campos do desenvolvimento docente, da pesquisa em educação, ética na pesquisa, inovação e inclusão na educação, comunicação e emoção no ensino e cuidado, avaliação de programas e do estudante, desafios globais na formação do profissional da saúde, entre outros.