09/08/2023

Projeto Colinho realiza aula inaugural em 8 de agosto A atividade teve como objetivo apresentar sobre a história, funcionamento e objetivo do Colinho, bem como explicar a forma correta da higienização de mãos

O Projeto Colinho, projeto de extensão da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, retorna às atividades com aula inaugural depois de três anos paralisado. A aula aconteceu em 8 de agosto, no Anfiteatro Dr. Cristiano Altenfelder, localizado na Rua Jaguaribe, nº 155 – Vila Buarque (SP).

A atividade contou com a participação da aluna do curso de Enfermagem e presidente da gestão 2023 do Projeto Colinho, Camila Brito Gallante, e a professora Dra. Alessandra Navarini, docente do curso de Medicina e coordenadora do projeto.

Na oportunidade, foi apresentado o que é o Projeto Colinho, como irá funcionar e quais são os horários e objetivos do projeto. A professora Alessandra também pode ministrar uma aula sobre Higienização das Mãos, disciplina do primeiro ano do curso de Medicina e do segundo semestre de Enfermagem, além de contar todo seu envolvimento com a história do Colinho.

Devido à pandemia da Covid-19 o projeto foi paralisado em 2020, retornando suas atividades esta semana com novas normas de segurança e controle. A aula contou com a presença de 190 voluntários, todos alunos da Enfermagem, Medicina e Fonoaudiologia da FCMSCSP.

Sobre o Projeto

O Projeto Colinho tem como objetivo visitar e auxiliar as crianças que residem no quarto andar do prédio da Pediatria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP). Para participar, é necessário ser aluno da Faculdade e passar pelas aulas introdutórias e de capacitação.

A próxima atividade, uma aula de capacitação, acontecerá na próxima terça-feira (15/ago), às 17h. Caso tenha interesse, basta acompanhar as redes sociais e grupos de WhatsApp do projeto, onde são divulgadas todas as informações.

De acordo com a aluna Camila Gallante, o projeto é muito importante tanto para recém nascidos e crianças, quanto para seus responsáveis. “Muitos recém-nascidos vivem ali sem seus responsáveis e hoje temos diversos estudos que mostram a importância do afeto e do cuidado para o desenvolvimento dessas crianças”, diz.

“Então, além de proporcionarmos o colo, também damos atenção para esses responsáveis que ficam na Pediatria conversando ou acompanhando suas crianças enquanto elas tomam água e banho. O Projeto tem como novo conceito o ‘colo para todos’, com este carinho tentamos proporcionar alegrias e amenizar as dores de todos, não apenas da criança”, explica Camila.

Para mais informações, acesse aqui a ata da reunião do dia 8 de agosto.