18/03/2021

Projeto ECHO promove encontros gratuitos para profissionais da saúde “Cuidando de quem cuida” discute esgotamento mental na pandemia

A COVID-19 está exigindo demais do sistema da saúde. Hoje, o Brasil atingiu a triste marca de mais de 284 mil mortos.

Com o objetivo de apoiar o bem-estar mental entre profissionais de saúde de todos os níveis e especialidades que estão combatendo o coronavírus, o projeto ECHO lança o “Cuidando de quem cuida” – programa virtual de educação e capacitação para criar uma rede de apoio.

A iniciativa traz três especialistas em saúde mental que discutem temas como burn out, luto, rede de solidariedade, transtorno do stress pós-traumático, etc. O evento é virtual, gratuito e aberto ao público.

A equipe facilitadora é formada por Dra. Valéria Bigliani, Dra. Ana Maria Milenkovich de Almeida e Dra. Denise Gama de Sousa, que atuam em São Paulo como psiquiatras e colaboram com diversos hospitais incluindo o Hospital das Clínicas da USP. “Este programa surgiu da necessidade de apoio aos profissionais de saúde que estão passando por dificuldades durante pandemia” explica Valéria

“Profissionais de saúde estão cansados e precisam de tempo para lidar com o estresse e medo do COVID-19”, diz Dra. Denise Gama de Sousa. Uma das participantes, Dra. Roberta Grabert, obstetra e ginecologista diz: “o programa me ajuda na discussão de como apoiar as minhas pacientes que estão grávidas ou desejam ter filhos nesse momento de incerteza”.
Segundo a Dra. Ana Maria Milenkovich de Almeida “é necessário cuidar e apoiar os profissionais de saúde para que não se sintam isolados e possam compartilhar e escutar colegas que estão lidando com situações similares”.

Serviço:

Todas às quintas-feiras, 20h, pelo zoom.

Para participar, acesse: https://bit.ly/ECHO_Cuida

Para mais informações sobre o projeto ECHO, clique aqui.