2/1/2020

Quando parar com os contraceptivos para engravidar? Professor da FCM/Santa casa é entrevistado

Quando a mulher resolve engravidar, uma das primeiras dúvidas que surgem é: qual o momento certo para deixar de usar os contraceptivos? Atualmente, as mulheres passam grande parte da vida tentando evitar uma gravidez, seja por causa da idade, da busca por um parceiro ou por outras prioridades estabelecidas.

Com isso, nós passamos anos e mais anos tomando anticoncepcionais. Assim, saber quando é recomendado parar com esses métodos para começar as tentativas não é algo tão simples e pode gerar frustrações.

Antes de tudo, os médicos orientam a fazer um check up específico para futuras gestantes. Ele irá incluir exames bem precisos que irão investigar as condições da mulher para uma gestação. Com a saúde em dia, é a hora de tomar o ácido fólico. Essa suplementação é fundamental para prevenir malformações no bebê.

O próximo passo é parar com o anticoncepcional, independentemente do método que utilize, DIU, adesivo, pílula, entre outros. “Ao parar com o anticoncepcional é interessante que ela espere ter uma menstruação sem o contraceptivo para depois começar a tentar a concepção”, orienta o ginecologista Newton Busso, professor assistente da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Leia reportagem completa aqui.