09/02/2023

Reitor da Universidad de Alcalá reúne-se com direção da FAVC e FCMSCSP para consolidar acordo de cooperação internacional A parceria trará benefícios aos acadêmicos da FCMSCSP, como acesso facilitado aos cursos e programas da UAH e outras universidades da União Europeia

A Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho recebeu na manhã de 06 de fevereiro a visita de representantes da Universidad de Alcalá (UAH),  localizada em Alcalá de Henares, na  Espanha. Na oportunidade, o reitor da instituição europeia, Prof. Dr. José Vicente Saz, e o diretor, Prof. Dr. Santiago Coca Menchero, foram recepcionados pelo presidente do Conselho Curador da FAVC, Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos, pelo presidente da Diretoria Executiva da FAVC, Dr. João Clímaco Penna Trindade, pelo diretor da FCMSCSP, Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci; pelo vice-diretor, Prof. Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, e pelo Diretor Secretário da Faculdade, Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral.


Na foto, da esquerda à direita, o Dr. João Clímaco Penna Trindade; Prof. Dr.. Santiago Coca Menchero; Dr. Antonio Cleidenir Tonico Ramos; Prof. Dr. José Vicente Saz e o Prof. Dr.. José Eduardo Lutaif Dolci (Foto: Michel Vieira/FCMSCSP)


A vinda da comitiva espanhola ao Brasil teve o objetivo de retribuir a visita técnica realizada à UAH em maio de 2022 por dirigentes da FCMSCSP, quando foi assinado o termo de colaboração entre as instituições de ensino para a realização de cursos de pós-graduação em diferentes áreas da saúde oral. Na oportunidade, participaram da comitiva brasileira o presidente da Diretoria Executiva da FAVC , Dr. João Clímaco Penna Trindade, o diretor da FCMSCSP Prof. Dr. Dolci e o Diretor  Secretário  Prof. Dr. Amaral.

O objetivo do convênio firmado à época foi de possibilitar a formação de professores universitários, cientistas e profissionais em nível de pós-graduação e doutorado. A colaboração acadêmica entre as duas instituições resultará no desenvolvimento de cursos de mestrados de Aprendizagem ao Longo da Vida: Implantologia e Implantodontia, Ortodontia, Endodontia, Prótese Dentária, Odontopediatria, Odontologia e Estética Dentária e Cirurgia do Trauma Bucomaxilofacial, entre outros.

Cooperação com Universidade de Alcalá abre as portas da União Europeia para acadêmicos e docentes da FCMSCSP

Prof. Dr. José Vicente Saz (ao centro na foto) conhece o Departamento de Morfologia, sendo recebido pela professora Dra. Mirna Duarte Barros

Segundo o diretor da FCMSCSP, Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, a visita tornará possível estreitar ainda mais os laços com a Universidad de Alcalá para a consolidação de um intercâmbio efetivo de atividades acadêmicas, de pesquisa e de extensão, principalmente naquilo que a instituição pode oferecer, que são as cadeiras básicas em todos os cursos, atividade que será desenvolvida pelo Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade.

“Hoje é um dia de muita alegria, pois estamos recebendo a retribuição de uma visita que fizemos no ano passado para a celebração de convênio com a universidade de Alcalá e poderemos mostrar aos professores desta importante instituição europeia um pouco de nossa escola”, disse. Já para o Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral, a cooperação com a UAH permitirá que a FCMSCSP avance nos intercâmbios internacionais, tendo em vista que a Universidade de Alcalá é credenciada na União Europeia para a realização de certificações. “A comunidade acadêmica e a Faculdade da Santa Casa de São Paulo como um todo serão muito beneficiadas com isso”, afirmou.

Universidade de Alcalá é uma das mais tradicionais do mundo, tendo iniciado suas atividades no século 13

A Universidade de Alcalá começou suas atividades no século 13, no ano de 1293, e se constituiu como universidade no ano de 1499. Trata-se da terceira universidade mais antiga da Espanha e a sétima mais antiga da Europa. “Neste ano celebramos um ano especial por dois motivos: o 25º aniversário em que a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) reconheceu a UAH como Patrimônio da Humanidade, e reconheceu que seu fundador, Cardenal Cisneros, criou o primeiro campus universitário do mundo, a primeira cidade universitária, servindo, à época, como modelo de transformação na formação acadêmica das universidades, além de ter se tornado um modelo à américa e o resto do mundo”, lembrou o reitor da universidade espanhola. Pela América, foram criadas mais de 30 universidades à semelhança da universidade de Alcalá, com as mesmas características idealizadas por Cisneros, o que contribuiu para se formar na Espanha o que se conhece como ‘Ciclo de Ouro da Cultura’, já que muitos dos professores e estudantes de Alcalá foram os grandes personagens desta época, como Lope de Vega, Calderón de la Barca, Francisco de Quevedo, Tirso de Molina, entre outros.

A superintendente da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), Maria Dulce Cardenuto, apresenta à comitiva parte do acervo do museu da instituição

De acordo com o  reitor Prof. Dr. José Vicente Saz , a Comissão Europeia está trabalhando com a premissa de que para que suas universidades sejam competitivas em âmbito educativo e científico, devem trabalhar em grupos. Por esse motivo, está em processo de criação de uma aliança entre as cinco principais universidades — entre elas as universidades de Hamburgo e Munique (Alemanha), a Universidade de Porto (Portugal), entre outras — com o objetivo de criar uma única universidade europeia. De qualquer forma, as instituições continuarão tendo a liberdade de seguirem trabalhando com seus projetos autônomos, mas, também, de desenvolverem programas conjuntos. “Assim, poderemos estabelecer uma boa aliança entre a Europa e a América, especialmente em relação ao Brasil e aos países que falam o espanhol”, disse. “Estamos desenvolvendo muitos projetos e queremos colaborar com universidades brasileiras.”

Na oportunidade, a FCMSCSP foi apresentada pelos professores doutores Giselle Burlamaqui Klautau, diretora do curso de Medicina; Lívia Keismanas de Ávila, diretora do curso de Enfermagem; Noemi Takiuchi, vice-diretora do curso de Fonoaudiologia; Wagner Montor, presidente da Comissão Científica da FCMSCSP; Ana Luiza Navas, coordenadora do Núcleo de Relações Institucionais (NRI), e Carlos Alberto Longui, representando os cursos de Pós-graduação Stricto Sensu.

Após a apresentação, a comitiva da Universidad de Alcalá conheceu o Campus da Faculdade e foram recebidos na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP) pela superintendente da Instituição, a Dra. Maria Dulce Cardenuto. A comitiva também visitou as obras do Centro Desportivo da FCMSCSP.

Sediada ao lado de Madrid, UAH oferece 40 cursos de graduação e 78 cursos de pós-graduação

A UAH está localizada na histórica cidade de Alcalá de Henares, situada a 30 quilômetros de Madrid, contando atualmente com 28 mil alunos e 2 mil professores. Em seus três campus universitários — Histórico, Científico, Tecnológico e de Guadalajara — oferece 40 cursos de graduação, 78 cursos de pós-graduação e diversos cursos de formação continuada nos mais diferentes campos do saber.