29/1/2020

Reunião Clínica: A importância da escuta do paciente Atividade envolveu alunos do quinto e sextos anos da FCMSCSP e residentes (R1, R2 e R3) da ISCMSP

A importância de escutar e de saber dialogar com o paciente foi um dos principais ensinamentos da Reunião Clínica sobre Sexologia realizada, 29/1/2020, sob orientação do Dr. Nelson Gonçalves,  professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), com considerações finais do prof. Dr. José Mendes Aldrighi, Professor Titular do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia (DOGI) da FCMSCSP.

Realizada com a participação de alunos do quinto e sextos anos da FCMSCSP e residentes (R1, R2 e R3) do Hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), a atividade teve o relato de caso de um residente sobre uma mulher na faixa dos 40 anos que narrou perda de vontade de fazer sexo nos últimos dois anos.

O Dr. Nelson enfatizou a importância da escuta do paciente e de haver uma anamnese bem realizada, destacando como essa entrevista feita pelo profissional de saúde ao seu doente tem a intenção de ser um ponto inicial no diagnóstico.

Houve a discussão da importância do Setor de Sexologia da Santa Casa, um dos pioneiros do Brasil, assim como de questões relacionadas a disfunções sexuais que passam por aspectos psicológicos e medicamentosos, incluindo debates sobre libido, excitação e orgasmo, assim como da importância de hormônios como a oxitocina e estrogênio.