03/04/2023

Reunião de reencontro dos alunos do Programa Pesquisadores do Futuro 2022/2023 ocorreu nesta quinta-feira (30/mar) Na oportunidade, os intercambistas contaram suas experiências durante o projeto e após o retorno à FCMSCSP, além de iniciar planejamento para o Encontro desta edição

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou nesta quinta-feira (30/mar), uma reunião de reencontro com os alunos que participaram do Programa Pesquisadores do Futuro na edição de 2022/2023.

A ação teve como objetivo ouvir as experiências dos alunos, planejar o Encontro dos “Pesquisadores do Futuro”, evento já tradicional na FCMSCSP, e pensar em outras formas de ampliar a divulgação sobre o projeto tanto para o público interno, quanto para o externo da Faculdade.

Para além de ouvir os relatos dos alunos sobre a troca de conhecimentos acadêmicos e de pesquisa entre diferentes países e as conquistas que obtiveram a partir do intercâmbio, também há uma expectativa de investir ainda mais nas oportunidades de intercâmbio da Instituição, levando e recebendo discentes e docentes.

Na oportunidade, o vice-diretor da FCMSCSP, professor Dr. Irineu Massaia, deu boas-vindas aos intercambistas, propôs iniciativas para ampliar o projeto e demonstrou apoio da Instituição para que estas propostas se concretizassem.

O professor também comenta que este ano a Faculdade completará 60 anos e relembra a importância do Pesquisadores do Futuro para alunos e egressos da Instituição, mas que apesar de já exitoso, a iniciativa pode se tornar ainda maior.

Também estiveram presentes as docentes que compõem o Núcleo de Relações Internacionais e que coordenaram grupos de estudantes nesta edição, as professoras Dra. Ana Luiza Navas, a Dra. Roberta Sessa Stilhano Yamaguchi, a Dra. Maria Amelia de Sousa Mascena Veras e a Dra. Caroline Nunes Rocha-Muniz.

O que é o programa Pesquisadores do Futuro?

O Programa Pesquisadores do Futuro subsidia passagens aéreas, o seguro saúde, a moradia e a alimentação dos estudantes selecionados para os dois meses de estágio, a fim de incentivar o desenvolvimento do conhecimento dos profissionais na área de ensino, pesquisa ou assistência. Os selecionados têm a oportunidade de estreitar laços com profissionais da área da saúde e pesquisadores estrangeiros, a fim de abrir portas para diferentes oportunidades de carreira no futuro.

Podem se inscrever alunos dos 2º e 3º anos dos cursos de graduação de Medicina, Enfermagem e Fonoaudiologia para estágios em Universidades e Centros de Pesquisa internacionais. 

Antecedendo a ida dos alunos selecionados são realizadas reuniões de planejamento e de treinamento que incluem orientações diversas, como discussões relativas ao estágio propriamente dito, à obtenção de visto, às despesas com deslocamento, moradia, vacinas e outros requisitos.

Neste ano, o Programa disponibilizou 12 vagas para a realização do intercâmbio. Além das parcerias com as Instituições no exterior e com a própria Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), para o custeio da viagem, o projeto também conta com o apoio do Fundo Areguá, fundo patrimonial que oferece bolsas restituíveis aos alunos de medicina. Os alunos selecionados para participar do Programa Pesquisadores do Futuro são contemplados com bolsas integrais e não restituíveis.

Além do Encontro dos alunos do programa Pesquisadores do Futuro 2022/2023, que teve como indicativo que ocorra ainda no primeiro semestre de 2023, o projeto também foi divulgado no Programa de Integração dos Primeiro-Anistas (PIPA).