24/5/2020

Revista Nursing lança edição especial em homenagem ao Mês da Enfermagem e do Enfermeiro Professora da FCM/Santa Casa publica o artigo "Se é para batalhar, conte com o exército da enfermagem!"

Dia 12 de maio foi comemorado  mundialmente o Dia da Enfermagem e o Dia do Enfermeiro, em homenagem a Florence Nightingale, marco da enfermagem moderna no mundo e que nasceu em 12 de maio de 1820.

Além do Dia do Enfermeiro, no Brasil, entre os dias 12 e 20 de maio, comemorou-se a Semana da Enfermagem, data instituída por volta dos anos 40, em homenagem a duas grandes personagens da Enfermagem no mundo: Florence Nightingale e Ana Néri, enfermeira brasileira e a primeira a se alistar voluntariamente em combates militares.

Essas comemorações são muito significativas para a categoria, pois reforçam a importância do papel das enfermeiras e dos enfermeiros no atendimento à saúde das populações.

Especialmente neste ano o mundo inteiro está aprendendo a ter um olhar mais humanizado para os profissionais da saúde, em decorrência do desempenho que estão tendo frente ao combate à pandemia da COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus, e a Revista Nursing não poderia deixar de prestar a sua homenagem aos protagonistas do cuidado, que têm demonstrado imensa coragem e dedicação neste momento tão crítico vivido pela humanidade.

Neste mês de maio, a publicação liberou uma versão inédita, na íntegra na internet, de um número especial da Revista.

Acesse aqui.

Docente do Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), a Profa. Dra. Talita Pavarini Borges de Souza participa da publicação com o artigo “Se é para batalhar, conte com o exército da enfermagem!”, que está nas páginas 3858-59.