1/6/2021

Os Novos Rumos do Santa Casa Journal of Medical Sciences Prof. Dr. Eitan Naaman Berezin, novo editor-chefe da revista, convida as comunidades científicas a submeterem artigos

Prezados autores, leitores e toda a comunidade dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo,

é com grande satisfação e orgulho que me dirijo a todos para, em primeiro lugar, me apresentar como novo editor chefe da Revista “Santa Casa Journal of Medical Sciences” e, complementarmente, informar a respeito de nossos planos futuros. “Santa Casa Journal of Medical Sciences” – este será o novo nome do tradicional periódico Arquivos Médicos dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. A mudança do título da publicação objetiva tornar o nome mais atual.

Quero também homenagear os que me antecederam nesta função e mantiveram esta publicação em alto nível.

A progressão do conhecimento vem, nos últimos anos, se acelerando de forma exponencial, com novos recursos terapêuticos e tecnologia científica cada vez mais avançada. Todos reconhecem a força da globalização e a necessidade de rápida troca de informações, sob pena de se ficar definitivamente isolado e sem chance de competição.

Faz-se necessário, então, que, entre as nossas metas, esteja a publicação de todos os nossos artigos em inglês. Aliás, vale destacar que este é um dos requisitos para que possamos pleitear nossa inserção nas grandes bases de dados e indexadores científicos existentes.

Ressalta-se que, para tanto, é também necessário que tenhamos uma oferta significativa de artigos submetidos que permitam, após criteriosa análise pelos revisores, a produção de um número superior a 70 artigos originais por ano e, desde já, estamos ampliando e reformulando nosso corpo editorial para que possamos atender rapidamente e de forma eficiente a essa potencial demanda.

Estou convicto que temos, em nosso meio, material humano e científico de altíssima qualidade. A transdisciplinaridade, paradigma atual no ensino e na aprendizagem, pode ser o motor do processo. O conhecimento aqui acumulado precisa ser divulgado e compartilhado com os estudiosos e pesquisadores do restante do mundo e consideramos que a hora é esta.

Estão convidados a submeter artigos todos que fazem parte da comunidade dos Hospitais e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, além de toda a comunidade cientifica do país e do exterior.

Nesta fase, os artigos poderão ser submetidos para avaliação pelos revisores em português ou inglês. Para a publicação final, a língua preferencial deverá ser a inglesa.

Prof. Dr. Eitan Naaman Berezin

Professor titular de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Acesse aqui o volume atual (66) do Santa Casa Journal of Medical Sciences.

Veja aqui as diretrizes para submissão de artigos.