15/5/2019

Vice-presidente do Conselho Curador da FAVC representa presidente do Rotary International 64ª Conferência Distrital da Inspiração ocorreu em Pirenópolis, GO

Vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), o advogado Paulo Eduardo de Barros Fonseca, diretor do Rotary no Brasil, representou o presidente do Rotary Club Internacional, Barry Rassin, na 64ª Conferência Distrital da Inspiração. O evento ocorreu em 4/5/2019, Centro de Convenções da Pousada dos Pirineus, em Pirenópolis, GO.

Fonseca classificou a Conferência do Distrito 4530, que abrange o Tocantins, Goiás e o Distrito Federal, como uma oportunidade para estreitar laços de amizades e firmar novas relações. Destacou ainda a grandeza do Distrito dentro da constelação rotária internacional e apontou os valores como “Companheirismo, Integridade, Diversidade Serviço Humanitário e Liderança”.

“O maior líder é aquele que mais serve. É por isso que Barry pede que contemos a nossa história rotária. Precisamos garantir que o Rotary continue proporcionando a melhor experiência possível aos associados e que continue crescendo e sendo útil por meio de projetos sustentáveis”, afirmou.

Paulo Eduardo Fonseca disse aos mais de 800 rotarianos de que todos devem ter o foco na comunidade para a construção de uma sociedade melhor. “Tenhamos todos nós uma grande conferência e saiamos daqui mais coesos e firmes no nosso propósito de melhorarmos ainda mais a nossa atuação e, por consequência, a ação dos nossos clubes na certeza de que há 114 anos, pela ação de cada um de nós, o Rotary Inspira”, finalizou.

Além do balanço das atividades do Distrito 4530, o evento serviu para unificar rotarianos, rotaracts, interactianos e as mulheres da Casa da Amizade em torno de uma pauta positiva para o ano rotário 2019/2020.

Atualmente, o Rotary está presente em 217 países e regiões geográficas, atuando por meio de mais de 35 mil Rotary Clubs, que reúnem mais de 1,2 milhão de voluntários.

Tradicionalmente um dos países onde o Rotary é mais forte, o Brasil conta com 2.398 Rotary Clubs e 53.869 rotarianos (dados são de maio de 2018).

Um dos mais conhecidos projetos do Rotary Internacional é a campanha mundial de combate à poliomielite, desenvolvida desde meados dos anos 1980 em parceria com a Organização Mundial da Saúde e outras entidades. Esta campanha reduziu em 99% os casos mundiais de pólio. No Brasil, a doença foi erradicada em 1989.