15/12/2022

Santa Trilha realiza 54ª edição neste domingo (18/dez), no Horto Florestal A ação do projeto de extensão faz parte das comemorações dos 20 anos do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP

O Santa Trilha — Saúde e Sustentabilidade, projeto de extensão do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), realizará neste domingo (18/dez), das 8h às 11h, sua 54ª edição. A atividade, que faz parte da comemoração dos 20 anos do curso de Fonoaudiologia, acontecerá no Parque Estadual Alberto Löfgren, popularmente conhecido como Horto Florestal, localizado na Rua do Horto, nº 931 – São Paulo (SP).

Assim como nas outras edições, a ação é voltada para a comunidade interna e externa da FCMSCSP, sejam eles alunos de diversos cursos, professores e funcionários da Faculdade e da Irmandade, sejam eles amigos e familiares.

Neste domingo, das 8h às 9h30, os interessados poderão participar da caminhada gratuita e guiada pelo parque e, em seguida, das 9h30 às 11h, de um café da manhã no Palácio do Horto, por adesão individual. Na oportunidade, os presentes entrarão em contato com a natureza do bioma da Mata Atlântica, dentro dos limites da maior floresta urbana do mundo: a Cantareira.

Conheça o Santa Trilha

Criado em 2015 pela professora Dra. Guadalupe Marcondes de Moura, docente do curso de Fonoaudiologia, e o Dr. Anibal Vivacqua, médico do Centro de Saúde Escola Barra Funda da Santa Casa de São Paulo (CSE Barra Funda), o Santa Trilha, que ocorre uma vez por mês durante o ano todo, tem como objetivo a promoção da saúde e qualidade de vida da população e do planeta, por meio da prática do hiking/trekking coletivo em trilhas de diferentes ecossistemas e de atitudes sustentáveis, além de desenvolver ações de educação ambiental e ações sociais e culturais.

Durante 54 edições, os coordenadores do projeto já realizaram mais de 60 ações e eventos de educação ambiental e desenvolvimento sustentável, além de contemplar 1250 pessoas que já participaram das trilhas. Apesar de ter sido criado em 2015, foi somente em 2019 que o Santa Trilha foi oficializado como projeto de extensão da FCMSCSP.

A partir desta oficialização, também foi criada a disciplina optativa “Responsabilidade ambiental e desenvolvimento sustentável”, além de ações sociais atreladas ao Santa Trilha como por exemplo o Santa Trilha Social, o EcoFono e o Projeto Sementinhas do Bem.

De acordo com a professora Guadalupe, estas atividades contribuem para a formação dos profissionais da área da saúde na medida em que geram mudanças de mentalidade e comportamento em relação à forma como o ser humano interage com o planeta. Com a integração homem-meio ambiente, os participantes do projeto podem planejar e realizar atividades, principalmente voltadas ao âmbito profissional, mais sustentáveis, além de contribuir com uma vida e ambiente mais saudáveis.

Dentre as ações realizadas pelo Santa Trilha em 2022 estão: entrega de sopa vegana da madrugada para pessoas em situação de rua do entorno da Santa Casa; realização de oficina de plantio e desenvolvimento de horta comunitária para crianças e jovens carentes; e produção de material educativo-informativo sobre práticas sustentáveis.

“Como parte das nossas ações culturais, destacamos o Cine Debate Santa Trilha, com a exibição de documentários sobre meio ambiente e saúde e rodas de conversa”, diz. “As ações do projeto também têm sido divulgadas cientificamente, com a participação de trabalhos, como relatos de experiência, em congressos da área da Fonoaudiologia e da Saúde Pública”, conclui a professora.

Para participar da trilha do dia 18 de dezembro, basta comparecer. Em relação ao café da manhã, a refeição é oferecida pelo Palácio do Horto e não tem relação com a atividade. Assim, para participar, é necessário realizar o pagamento da entrada, sendo que o valor é de R$ 59 por pessoa (à vontade), crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 10 anos pagam meia. O pagamento é realizado no ato da compra e pode ser feito por dinheiro e cartão (débito e crédito).

Para saber mais e participar das demais atividades sociais e culturais do projeto, entre em contato com o projeto pela página do Facebook do Santa Trilha.

Programação

8h às 9h30 — Caminhada gratuita pelo parque

9h30 às 11h — Café da manhã no Palácio do Horto

Serviço

O quê: 54ª edição do Santa Trilha, em comemoração aos 20 anos do Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP
Quando: Domingo, 18 de dezembro de 2022
Horário: Das 8h às 11h
Onde: Horto Florestal, localizado na Rua do Horto, nº 931 – São Paulo (SP)
Como participar: Na trilha, que é gratuita, basta comparecer. No café da manhã, é necessário realizar o pagamento de R$ 59 por pessoa (à vontade), sendo que crianças de até 5 anos não pagam e de 6 a 10 anos pagam meia.
Contato para mais informações: Pela página do Facebook do Santa Trilha