28/4/2020

Saúde Mental no Hospital de Campanha do Anhembi Serviço é coordenado por professor da FCM/Santa Casa

Tiveram início em 22 de abril de 2020 as atividades do Serviço de Saúde Mental do Trabalhador do Hospital de Campanha do Anhembi, em São Paulo, SP.

O serviço é coordenado pelo Dr. Marcelo Bruno Generoso, professor instrutor do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e tem como objetivo a assistência à saúde mental dos profissionais da saúde em atividade no Hospital de Campanha com capacidade para receber 1800 pacientes.

“Durante a pandemia os profissionais da saúde estão sob um risco maior de desenvolvimento de transtornos de ansiedade, transtornos depressivos e transtornos relacionados a trauma e a estressores. A proposta do serviço é a pronta assistência à saúde mental dessas pessoas acolhendo suas angústias nesse período e possibilitando intervenções precoces. Os atendimentos são presenciais e realizados no próprio Hospital de Campanha com intuito de facilitar o acesso” explica Dr. Generoso.

O serviço conta com o suporte do Departamento de Saúde Mental, chefiado pelo Prof. Dr. Ricardo Riyoiti Uchida, oferecendo atendimentos em teleapoio quando necessário.

A iniciativa faz parte do esforço do SUS no combate a pandemia sendo uma empreitada conjunta da Escola Municipal de Saúde e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. O projeto conta com o vital apoio da Secretaria Municipal da Saúde e da Autarquia Hospitalar Municipal.