01/6/21
O isolamento social e o home office favorecem o sedentarismo, uma vez que as pessoas costumam passar muito tempo sentadas ou deitadas em frente ao computador, celular ou televisão. No entanto, é possível fazer exercícios físicos regularmente durante a pandemia, seja dentro de casa, seja ao ar livre, desde que, nesse último caso, haja distanciamento social e uso de máscara.
Paulo Kertzman, ortopedista, médico do esporte e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, preparou algumas dicas para você se movimentar e ter melhor qualidade de vida durante a pandemia:
– Evite ficar sentado ou deitado o dia inteiro
– Caminhe rapidamente pela casa ou suba alguns lances de escada por 10-15 minutos, duas a três vezes por dia
– Pule corda
– Faça aulas online usando aplicativos ou acompanhando transmissões ao vivo
– Se você gosta de fazer exercícios com companhia, convide as pessoas que moram com você ou treine com os amigos, conectando-se a eles por meio de chamada de vídeo
– Ao ar livre, opte por atividades individuais como caminhada, corrida ou ciclismo. Não esqueça de manter distanciamento social e de usar corretamente a máscara, cobrindo boca e nariz
A prática constante de exercícios contribui para a saúde física e mental: ameniza dores no corpo, aumenta a força muscular, melhora o sistema imunológico e até mesmo o humor, reduzindo sintomas de ansiedade e depressão.
Lembre-se: praticar exercícios pode salvar sua vida. Isolamento sim, sedentarismo, não!