8/5/2019

Semana da Enfermagem – Comemoração ao Dia do Enfermeiro Tema foi "Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade"

O evento Semana da Enfermagem – Comemoração ao Dia do Enfermeiro, com o tema “Os desafios da Enfermagem para uma prática com equidade”, foi realizado dia 8 de maio de 2019 na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), com a presença de alunos e professores do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Acesse Fotos do evento.

Na abertura, a Profa. Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, diretora do Curso de Enfermagem da FCMSCSP, que ressaltou a importância do tema central e dos assuntos a serem discutidos pelos profissionais convidados para ministrar as quatro palestras do evento, que contou ainda com exposição de pôsteres das enfermeiras.

“Apice On – Projeto de Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia” foi o tema da palestra da Me. Fabiana Swain Muller. Enfermeira Obstetra, ela explicou como a iniciativa do Ministério da Saúde propõe a qualificação nos campos de atenção/cuidado ao parto e nascimento; planejamento reprodutivo pós-parto e pós-aborto; atenção às mulheres em situações de violência sexual, de abortamento e aborto legal; em hospitais de ensino, universitários e/ou que atuam como unidade auxiliar de ensino, no âmbito da Rede Cegonha. “O propósito é ampliar o alcance de atuação dos hospitais na rede SUS e também reformular e/ou aprimorar processos de trabalho e fluxos para adequação de acesso, cobertura e qualidade do cuidado”, disse.

Cibele Gonçalves Corrêa, Enfermeira Obstetra da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), desenvolveu o tema “Implantação, Desenvolvimento, Cenário atual e perspectivas do Projeto / ISCMSP”. “Entre nossas principais ações no Hospital da ISCMSP, estão aumentar o vínculo materno-fetal e padronizar práticas da assistência ao parto normal”, comentou.

“Desafios do cuidado à criança/adolescente com equidade” foi a palestra ministrada pelo Prof. Dr. Alfredo Almeida Pina de Oliveira. Ele enfocou a questão ressaltando a importância de estimular boas práticas de respeito a diferenças para atingir a igualdade. “Inequidades sociais matam e adoecem. É preciso trabalhar para assegurar procuras adequadas pelos serviços de saúde, levando em conta fatores como proximidade e disponibilidade, em busca de uma ampliação do diálogo entre o sistema de saúde e os adolescentes, principalmente em temas como relacionamentos, sexualidade, futuro e trabalho e projetos de vida”, comentou.

O enfermeiro Alberto Alves Fernandes, Gerente de Enfermagem e Práticas Assistenciais do Hospital de Transição Althea, falou sobre os Hospitais de Transição, que promovem um cuidado interdisciplinar especializado para pacientes em reabilitações e crônicos. “Esses pacientes têm necessidades específicas e precisam de atendimento individualizado, com uma equipe especializada”, disse. “A comunicação efetiva a equipe médica, a família, o paciente e o cuidador é essencial, na perspectiva de que o Hospital de Transição não é um asilo ou um Hospital de Longa permanência. Trata-se de um novo conceito de atendimento, com ausência de legislação específica, mas imenso potencial.”

Integraram a Comissão Organizadora do evento: Profa. Dra. Gislaine Eiko Kuahara Camiá, Profa. Dra. Maria Ângela Reppetto, Profa. Dra. Maria do Carmo Querido Avelar, Profa. Dra. Maria Lúcia Sousa Alves Costa, Profa. Ms. Rosemeire dos Santos Vieira e Profa. Dra. Samara Macedo Cordeiro.