09/09/2021

Seminário on-line discute a detecção de processos tumorais e infecciosos utilizando radiofármacos e imagem molecular O convidado desta edição é o Dr. Leonardo Lima Fuscaldi, professor assistente do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP

O Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realiza a segunda edição de seu seminário on-line, na quarta-feira (15.set.2021), das 12h às 13h. Desta vez, será abordada a pesquisa “Detecção de processos tumorais e infecciosos utilizando radiofármacos e imagem molecular.” Para participar do evento, clique aqui.

O convidado desta edição é o Dr. Leonardo Lima Fuscaldi, professor assistente do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP. O evento, que poderá ser assistido por esse link, é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica, podendo participar alunos de graduação de todos os cursos, pós-graduação, residentes, médicos e professores.

Radiofármacos auxiliam na avaliação detalhada da doença

A relevância do tema que será discutido está no fato de que as imagens moleculares baseiam-se na biodistribuição de radiofármacos que interagem e se acumulam em sítios específicos. Como a interação dos radiofármacos acontece a nível molecular, estas técnicas de imagem, em geral, possuem maior precocidade e retratam o perfil metabólico local. As técnicas de imagem molecular que empregam os radiofármacos são a Tomografia Computadorizada por Emissão de Fóton Único (SPECT) e a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET). “São técnicas da Medicina Nuclear com aplicações em diversas outras especialidades médicas”, destaca Fuscaldi. “O desenvolvimento de novos radiofármacos é de extrema importância para a ampliação das aplicações destas técnicas e para uma avaliação cada vez mais específica da doença.”

Evento da FCMSCSP tem data fixa

O evento de divulgação científica do Departamento de Ciências Fisiológicas tem data fixa: sempre na terceira semana do mês, às quartas-feiras, das 12h às 13h. Seu objetivo é divulgar pesquisas realizadas no departamento e na Faculdade, dando visibilidade aos projetos e aos resultados mais recentes. Nesse momento, foram convidados somente os docentes do departamento, mas a intenção é ampliar a participação para pesquisadores de outras instituições. Os eventos são coordenados pela professora Dra. Ariadiny Caetano.

Mais sobre o professor convidado

Leonardo Lima Fuscaldi é professor Assistente do Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade. Desenvolve pesquisas na área de Radiofarmácia, com ênfase no desenvolvimento e controle de qualidade de radiofármacos para fins de tratamento e/ou de diagnóstico de diversas doenças, em especial tumores e processos inflamatórios/infecciosos. Possui graduação em Farmácia (2008) e habilitação em Bioquímica em Análises Clínicas e Toxicológicas (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui mestrado (2012) e doutorado (2016) em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) da UFMG. Foi bolsista de pós-doutorado (Associação PROUNIEMP) no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) do Hospital Israelita Albert Einstein (maio/2017 a dezembro/2020).