06/12/2021

Seminário on-line discute as alterações comportamentais em hospedeiros parasitados Os palestrantes convidados são os professores da FCMSCSP Dr. Pedro Paulo Chieffi e Dr. Sergio Vieira dos Santos

O Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realiza nesta quarta-feira (08/dez), das 12h às 13h, a quinta edição de seu seminário on-line. Desta vez, o tema abordado será ‘Alterações comportamentais em hospedeiros parasitados.’ Para participar do evento, clique aqui.

Os convidados desta edição são os professores do Departamento de Ciências Fisiológicas a FCMSCSP Dr. Pedro Paulo Chieffi e Dr. Sergio Vieira dos Santos. O evento, que poderá ser assistido por esse link, é gratuito e aberto a toda a comunidade acadêmica, podendo participar alunos de graduação de todos os cursos, pós-graduação, residentes, médicos e professores.

O conhecimento acerca da relação hospedeiro parasito permite compreender os possíveis mecanismos que geram agravos ao hospedeiro, possibilitando a tomada de decisões mais acertadas no controle, profilaxia e tratamento de doenças parasitárias, principalmente aquelas envolvendo o sistema nervoso central.

Evento tem data fixa

O evento de divulgação científica do Departamento de Ciências Fisiológicas tem data fixa: sempre na terceira semana do mês, às quartas-feiras, das 12h às 13h. Seu objetivo é divulgar pesquisas realizadas no departamento e na Faculdade, dando visibilidade aos projetos e aos resultados mais recentes. Os eventos são coordenados pela professora Dra. Ariadiny Caetano.

Mais sobre os professores convidados

Pedro Paulo Chieffi é professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1969), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em Ciências (Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro) pela Universidade de São Paulo (1985). Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Helmintologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Toxocara canis, toxocaríase, Schistosoma mansoni, larva migrans visceral e esquistossomose mansônica. Desenvolve linha de pesquisa que aborda alterações de comportamento em hospedeiros parasitados.

Sergio Vieira dos Santos é Professor Instrutor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Guarulhos (2004) e Especialização/aprimoramento em Técnicas Avançadas em Análises Clínicas – Parasitologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo HC/USP (2006). É Mestre e Doutor em Ciências, área de concentração: Doenças Tropicais e Saúde Internacional, pelo Instituto de Medicina Tropical da Universidade de São Paulo – IMT/USP, e bolsista Capes.