20/10/2021

Seminário on-line discute reclamações e risco para distúrbios do sono em pacientes com hiperlipidemia Evento on-line e gratuito ocorrerá nesta quarta-feira (21/out), das 12h às 13h

O Departamento de Ciências Fisiológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realiza a terceira edição de seu seminário on-line, nesta quinta-feira (21/out), das 12h às 13h. Desta vez, será abordado o tema “Queixas e risco para distúrbios do sono em pacientes com hiperlipidemias.”

A convidada desta edição é a professora Paula Cristina Alves Araújo, que é doutora em Ciências pela disciplina Biologia e Medicina do Sono pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), tendo sido professora Assistente da FCMSCSP entre 2018 e 2021. Para participar do evento, clique aqui.

Segundo a Dra. Paula, a relação entre padrão de sono e alterações metabólicas vem sendo explorada em diversos estudos experimentais e epidemiológicos, com crescente número de dados evidenciando maior risco para doenças cardiometabólicas em indivíduos com distúrbios do sono. No entanto, ainda há escassez de dados que abordam a avaliação dos parâmetros do sono em indivíduos com dislipidemias de origem primária e secundária, condições que predispõem o indivíduo a eventos cardiovasculares.

“Com isto, a investigação do padrão de sono e da presença de queixas e risco para distúrbios do sono em pacientes com hiperlipidemias auxiliará a identificar se alterações no sono podem ser incluídas como fatores de risco para a saúde cardiovascular destes pacientes, direcionando novos estudos na área e perspectivas clínicas no tratamento”, disse. “Os achados poderão nortear novas estratégias de educação e prevenção de eventos cardiovasculares nesta população, melhorando a efetividade dos tratamentos farmacológicos e a qualidade de vida dos pacientes.”

Evento do Departamento de Ciências Fisiológicas da FCMSCSP tem data fixa

O evento de divulgação científica do Departamento de Ciências Fisiológicas tem data fixa: sempre na terceira semana do mês, às quartas-feiras, das 12h às 13h. Seu objetivo é divulgar pesquisas realizadas no departamento e na Faculdade, dando visibilidade aos projetos e aos resultados mais recentes. Os eventos são coordenados pela professora Dra. Ariadiny Caetano.