18/11/2020

Simpósio Racismo e Promoção de Saúde da População Negra De 19 a 21/11/2020

O Centro Acadêmico Manoel de Abreu (CAMA), associação máxima de representação dos alunos de Medicina da FCMSCSP, convida para participar do nosso evento online, o simpósio “RACISMO E PROMOÇÃO DE SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA”.

Eis que, considerando os acontecimentos de 2020, no nosso país e em nossa Instituição, refletir e debater a questão racial nunca foi tão urgente e necessário. Por isso, nos dias 19, 20 e 21 de novembro, organizamos este evento para servir de pontapé para reflexões sobre nosso ensino, nossa prática profissional e nosso convívio em sociedade, sobre como podemos repensar nossas atitudes e combater o racismo enraizado na sociedade. O debate contará com profissionais de saúde, coletivos, movimentos sociais e estudiosos da área.

-O evento será transmitido pelo Youtube do CAMA, no link https://www.youtube.com/channel/UCqnxX8N8qaorx_B8jfhUpEg e ficará gravado nesta mesma plataforma;

-O evento é organizado pelo CAMA, com apoio do NDH, da Faculdade e da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM);

-Não há necessidade de inscrição prévia, e haverá emissão de certificado mediante preenchimento de formulário de presença. O certificado será emitido pelo CAMA, pelo NDH e pela Diretoria da Medicina;

-Evento aberto à participação da comunidade externa e todos que tiverem interesse no assunto;

Programação do Simpósio de Consciência Negra

PRIMEIRO DIA DE SIMPÓSIO – Acesse cartaz aqui.

#Quinta-feira dia 19/11 das 17h às 19h

Painel “O impacto do racismo na saúde: o que temos a ver e o que podemos fazer?”

Convidados:

-Fernanda Camargo: coordenadora regional da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), militante da União da Juventude Comunista e do Movimento por uma Universidade Popular (MUP), e estudante do 4º ano de medicina da Unifesp.

-Lucas Batal: militante do MNU, hoje coordenador nacional de políticas educacionais; militante da Insurgência, tendência interna do PSOL; militante do coletivo RUA; historiador e afro-religioso.

SEGUNDO DIA DE SIMPÓSIO – Acesse cartaz aqui.

#Sexta-feira dia 20/11 das 19h às 21h

Painel “Formação médica antirracista”

Convidados:

-Prof. Dra. Denize Ornelas: médica de Família e Comunidade, Mestre em Saúde da Família pela Unifesp; Membro do GT de Saúde da População Negra da SBMFC.

-Coletivo NegreX: coletivo auto-organizado de estudantes de medicina negros (as) que pretendem pautar a temática racial dentro do movimento estudantil.

TERCEIRO DIA DE SIMPÓSIO – Acesse cartaz aqui.

Sábado dia 21/11 das 14h30 às 16h

Mesa de Conversa sobre o Racismo na Saúde

Convidados:

-Dr. Rafael Bispo: médico cardiologista formado pela UNIGRANRIO (RJ). Fundador da Bispo Cardiologia, centro médico referência no Rio de Janeiro que realiza mais de 800 atendimentos por mês. Atua ativamente na luta por mais oportunidades para jovens negros, tendo formado a “Bolsa Dr. Rafael Bispo” junto do empresário Raiam Santos que dá um auxílio financeiro a estudantes negros de medicina de baixa renda, além de uma mentoria de gestão de carreira e finanças, permitindo que cada vez mais jovens negros possam ser reconhecidos como profissionais da saúde e não apenas como músico, ator ou jogador de futebol.

-Fernando Gonçalves de Toledo: enfermeiro formado pela FCMSCSP em 2016. Especialista em Cardiologia pelo Hospital Sírio Libanês. Tem experiência em oncologia, cardiologia e UTI. Trabalha atualmente no Hospital Sírio Libanês e fez estágio no Hospital de Câncer ACCamargo em 2015.

-Letícia Alves Praxedes: aluna da graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; bolsista PET Interprofissionalidade; participante discente no Núcleo de Direitos Humanos da FCMSCSP 2018-2019; ativista por Direitos Humanos.

-Mediador: Willian Andrade, médico formado pela FCMSCSP em 2018, é atualmente residente de Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. Em seu período de faculdade, foi bolsista ProUni e integrante do cursinho popular Domínio Público.