13/09/2023

SIPAT 2023 garante reflexões sobre prevenção e qualidade de vida dentro e fora do ambiente de trabalho A Semana Interna de Prevenção de Acidentes deste ano aconteceu entre os dias 4 a 6 de setembro, de forma presencial

Entre os dias 4 a 6 de setembro, aconteceu a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT) 2023 da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).


Foto: Gestão 2022-2023 da CIPA durante Semana Interna de Prevenção de Acidentes.


O evento, que deve ocorrer anualmente, tem como objetivo disseminar aprendizado sobre saúde e segurança, assim, o colaborador poderá refletir sobre sua rotina e hábitos e como melhorá-los. Além disso, os participantes puderam refletir sobre o que é prevenção e como se prevenir dos adoecimentos citados durante o evento, como, por exemplo, o Alzheimer.

De acordo com a presidente da CIPA, Regina Aparecida da Africa, muitas vezes as demandas do dia-a-dia impedem que os trabalhadores de equipes diferentes se conheçam e interajam e, com a promoção de atividades da SIPAT, esta integração foi garantida e satisfatória para todos os presentes.

Além disso, esta edição foi a primeira que ocorreu na modalidade presencial pós-pandemia. Nos últimos três anos, a Comissão adaptou-se de acordo com as condições de cada colaborador, realizando o evento pelo Youtube, com transmissão ao vivo e disponibilidade dos vídeos no canal da Faculdade.

A proposta do caráter remoto surgiu a partir de sugestão e auxílio do Presidente da Gestão 2019/2020 da CIPA e que durante o encerramento da SIPAT foi homenageado por Regina, o Analista de Sistemas Sr do Departamento de Tecnologia da Informação da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), Robinson Alexandre de Assis. “É uma homenagem que eu tinha que fazer porque ele foi o precursor da SIPAT online. No início, ele ajudou os professores a gravar os vídeos. Ele ensinou, fez chamada de vídeo, até ensinava como posicionar a câmera.”, pontua Regina.

Robinson de Assis e Regina de Africa no encerramento da SIPAT 2023.

Feliz com a homenagem, Robinson explica para os presentes o que a SIPAT significa para ele. “Eu sempre achei a SIPAT algo muito interessante. O primeiro contato que eu tive, as primeiras palestras que eu assisti, eu sempre vi a oportunidade da gente aprender algo que a gente poderia usar aqui no trabalho e levar pra casa também”, diz.

“E, na pandemia, eu vi um momento que a gente poderia continuar fazendo esse trabalho, mas que eu poderia estender para os nossos familiares”, comenta Robinson. Além do auxílio para gravar os vídeos para a SIPAT, Robinson também colaborou para disponibilizar as palestras via Youtube, permitindo que colaboradores e familiares pudessem assistir aos vídeos mesmo após a Semana de Prevenção de Acidente.

Apesar de ser a primeira edição presencial depois de três anos, de acordo com Regina, não foi difícil retornar à modalidade original da SIPAT. “Com a equipe organizadora formada, foram delegadas as tarefas para cada um dos membros. Os envolvidos tinham reuniões periódicas para que o cronograma fosse elaborado e seguido por todos”, diz.

“Assim, se houvesse alguma mudança, haveria tempo para resolver sem que isso atrapalhasse o evento”, explica Regina.

A presidente da CIPA explica, também, que a SIPAT continuou com a missão de orientar os trabalhadores, transformando o evento como uma ferramenta importante de conscientização e proteção.

Com um conteúdo rico, a SIPAT 2023 contou com a presença dos alunos do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) trazendo dinâmica com músicas, termos, percussões e histórias infantis a fim de estimular a coordenação motora dos presentes.

Também contou com a presença de professores do curso de Medicina da FCMSCSP para falar de temas atuais e que afligem trabalhadores brasileiros como, por exemplo, a professora Dra. Marcia Abel, com a palestra “Gestão de estresse, qualidade de vida e bem estar”; o professor Dr. Pedro Shiozawa, com a palestra “Síndrome de Burnout”; e o professor Dr. João Eduardo Salles com a palestra “Emagrecimentos: receitas miraculosas, fato ou fake?”.

Também esteve presente o Dr. Diogo Haddad Santos, mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade, para palestrar sobre “A Doença de Alzheimer – Sinais e comportamento”. Na oportunidade, o doutor pode apresentar os fatores de risco da doença, como ela funciona nos neurônios e as principais formas de diagnóstico e prevenção. Após a palestra, alguns dos presentes puderam tirar dúvidas sobre o tema.

Para Regina, todas as palestras foram igualmente importantes para a melhora da saúde dos colaboradores. “O evento nos ofereceu as informações possíveis para que todos cuidem melhor da saúde. Assim, dentro ou fora da empresa, podemos aderir um estilo de vida mais saudável e esse ganho levará por toda a nossa vida”, diz.

“Afinal, o principal objetivo da SIPAT é conscientizar os funcionários sobre as melhores práticas dentro do ambiente de trabalho e também preveni-los em sua vida pessoal”, conclui Regina.

O Diretor da FCMSCSP, o Prof. Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos, esteve presente na abertura da SIPAT a fim de reforçar a importância do evento para todos da Instituição. “O que vocês fazem é muito especial e muito importante para nossa Instituição, parabéns. A qualidade da programação é excelente, todos os temas são importantíssimos”, diz.