28/3/2020

Tem asma ou DPOC? Saiba como se proteger da Covid-19 Professor da FCM/Santa Casa é entrevistado pelo Portal Saúde da Abril

Um dos aprendizados iniciais da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, é que pessoas com doenças crônicas, sobretudo descontroladas, estão no grupo de maior risco para complicações potencialmente fatais. Fazem parte dele indivíduos com diabetes, hipertensão e problemas respiratórios como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC.

Isso, claro, reforça a necessidade para esse público de medidas preventivas, como isolamento social, higiene pessoal e boa adesão ao tratamento proposto pelo médico. Pelas estimativas atuais, a asma afeta em torno de 20 milhões de brasileiros, enquanto a DPOC, mais comum entre fumantes, ao redor de 7 milhões.

Tais recomendações ajudam a evitar não só o novo coronavírus, mas outros patógenos em circulação que também são capazes de bagunçar a saúde de quem convive com uma doença respiratória. De acordo com o pneumologista Roberto Stirbulov, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, além do novo coronavírus, influenza (gripe), rinovírus e adenovírus (resfriado) podem piorar um quadro de asma ou DPOC.

Leia reportagem completa: https://saude.abril.com.br/medicina/asma-dpoc-como-se-proteger-da-covid-19/