27/09/2023

Teste do Progresso de 2023 acontecerá em 4 de outubro, das 13h às 17h A prova visa auxiliar na tomada de decisões para melhorias no ensino e no processo de aprendizado, tanto por parte da faculdade, quanto para cada estudante

Anualmente, estudantes dos cursos de Medicina de todo o Brasil têm a oportunidade de testarem seus conhecimentos no Teste de Progresso. São mais de 100 escolas médicas que participam há mais de 30 anos. Este ano, a prova que visa a melhoria da qualificação profissional acontecerá em 4 de outubro, das 13h às 17h, no horário de Brasília.

O Teste de Progresso tem a função de promover a avaliação formativa dos alunos de Medicina, que podem participar da prova durante os vários anos de sua graduação. Assim, os acadêmicos poderão avaliar o seu desempenho e sua curva de crescimento de aprendizado no decorrer da formação.

Este teste será uma prova para avaliação do conhecimento nas seis áreas do conhecimento médico: Clínica médica, Pediatria, Saúde Coletiva, Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia e Ciências Básicas. Ao todo, são 120 questões com quatro alternativas, onde o aluno poderá se autoavaliar no progresso do seu conhecimento nos seis anos da faculdade.

“Os dados fornecidos pelos resultados do teste visam auxiliar na tomada de decisões para melhorias no ensino e no processo de aprendizado, tanto por parte da faculdade, como para cada estudante, individualmente”, destaca a professora Dra. Fabiana Toledo Bueno Pereira, membro da Comissão do Teste do Progresso de 2023 e professora do Departamento de Ciências Patológicas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).