26/09/2023

Trabalho de aluna da Faculdade foi aprovado em Congresso Internacional A pesquisa de Giovana Pereira Benevides, aluna do curso de Enfermagem, foi aprovado e apresentado durante o 'Next Frontiers To Cure Cancer'

A aluna do 7º semestre do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Giovana Pereira Benevides, sob orientação da professora Dra. Tais de Abreu Ferro apresentou o trabalho “Relato de Experiência: A Jornada do Paciente Oncológico sob a Perspectiva de uma Estudante de Enfermagem”, no Congresso Internacional Next Frontiers to Cure Cancer.

O congresso, que ocorreu nos dias 15 e 16 de setembro, foi realizado pela A.C. Camargo Cancer Center e tem como objetivo reunir e apresentar os principais avanços em diagnóstico e tratamento do câncer.

Giovana Benevides também é presidente da Liga de Enfermagem em Cuidados Paliativos da FCMSCSP, atuando sob orientação da professora Dra. Tais de Abreu. O trabalho “Relato de Experiência: A Jornada do Paciente Oncológico sob a Perspectiva de uma Estudante de Enfermagem” surgiu a partir da compreensão da aluna acerca da Oncologia e Cuidados Paliativos, despertando interesse em participar do Programa de Estágio Observacional.

De acordo com Giovana, o trabalho foi construído a partir da experiência de estágio observacional, durante as férias universitárias, em um hospital público terciário em Oncologia. “A partir dessa vivência solicitei a orientação e apoio da professora para organizar minhas experiências e apresentar no Next Frontiers To Cure Cancer”, diz.

Interação equipe de saúde, família e paciente e sua importância para o tratamento oncológico

Os cuidados paliativos se centram na qualidade e não na duração da vida, promovendo o alívio da dor, a compreensão do processo natural do falecimento e a integração dos aspectos psicológicos e espirituais no cuidado ao paciente. Assim, o profissional pode oferecer uma assistência mais humanizada e compassiva para os pacientes que estão na última fase de uma doença que não pode mais ser curada, a fim de garantir o máximo conforto durante este período.

Giovana Benevides, aluna de Enfermagem, apresentou trabalho sobre sua visita observacional em Oncologia.

Ao realizar uma visita observacional em Oncologia, o estagiário desenvolve seu conhecimento sobre a jornada do paciente oncológico, permitindo o distanciamento adequado para compreender as dificuldades de acesso, a vivência do tratamento e a interação entre a equipe, família e paciente.

Assim, o trabalho da graduanda trata-se de um relato de experiência descritivo de sua experiência em um hospital público terciário em Oncologia a partir do acompanhamento da equipe de saúde, paciente e familiar submetido à tratamento oncológico, observando o impacto dessas nuances durante o tratamento.

Segundo Giovana, a interação direta com a equipe de saúde permitiu a compreensão dos protocolos de tratamento e o uso de tecnologias, relacionando as práticas observadas com o aprendizado teórico adquirido durante a formação acadêmica.

“Essa vivência amplia a visão dos graduandos em enfermagem, os preparando para enfrentar os desafios emocionais e clínicos do tratamento ao câncer”, explica Giovana.

“A experiência direta enriquece o conhecimento acadêmico, moldando profissionais aptos a cuidar com empatia e compreensão das complexidades”, conclui.