9/11/2020

Transmissão restrita – Covid-19: crianças são menos importantes que adultos na disseminação Professor da FCM/Santa Casa é entrevistado pela Revista Pesquisa Fapesp

Entre as questões sem respostas definitivas que pairam sobre o novo coronavírus, uma delas tem importância crucial para o retorno seguro das aulas: o papel de crianças e adolescentes na cadeia de infecção e transmissão do Sars-CoV-2. Embora haja evidências na literatura médica e científica sustentando que os mais jovens são capazes de transmitir o vírus, a exemplo de qualquer indivíduo, seu peso na disseminação da covid-19 parece, até agora, pequeno.

“No caso dos vírus influenza e sincicial respiratório, que causam infecções de vias aéreas superiores e inferiores, as crianças são vetores importantes da dinâmica de transmissão desses patógenos na comunidade de uma forma geral”, afirma o pediatra Marco Aurélio Palazzi Sáfadi, da FCMSCSP (Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo) e coordenador do Serviço de Infectologia Pediátrica do Hospital Infantil Sabará. “Para covid-19, isso não ficou demonstrado. Elas participam, sim, podem transmitir o Sars-CoV-2, mas até o momento não foram identificadas como as grandes vilãs.”

O que não há dúvidas é que crianças e adolescentes são os mais poupados nessa pandemia. No Brasil, entre 0,6% e 0,7% do total de óbitos por covid-19 são de menores de 20 anos, de acordo com Sáfadi, que também é presidente do Departamento de Infectologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). “Menos de 1% em um grupo que representa mais de 25% da população”, ressalta o pediatra. “Há mortes, mas definitivamente ocorrem em um menor número.”

Artigos científicos

LAXMINARAYAN, R. et al. Epidemiology and transmission dynamics of Covid-19 in two Indian states. Science. 30 set. 2020.

GILLIAM, W. S. et al. Covid-19 transmission in US child care programs. Pediatrics. 1º out. 2020 (preprint).

VINER, R. M. et al. Susceptibility to Sars-CoV-2 infection among children and adolescents compared with adults. JAMA Pediatrics. 25 set. 2020.

Leia reportagem completa.