4/7/2019

FCM/Santa Casa de SP promove vacinação contra o sarampo Ação ocorreu nos arcos em frente à Capela

Fotos disponíveis no Flickr da FCMSantaCasa.

O Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Santa Casa de São Paulo promoveu, entre 3 e 5 de julho, vacinação contra o sarampo no complexo hospitalar da Santa Casa de SP. A ação é resultado de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, que cedeu as vacinas e profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Cecília para acompanharem as professoras da Faculdade e alunos do Curso de Graduação em Medicina.

A atividade representa o compromisso da Faculdade com a saúde da sociedade e com a formação de seus estudantes. A vacinação foi disponibilizada a todos que frequentam o hospital, bem como à comunidade dos arredores da Santa Casa, que fica na Vila Buarque, região central da cidade.

A tríplice viral, que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, é a única forma de prevenir a ocorrência destas doenças na população e é comprovadamente eficaz em cerca de 97% dos casos. Essa vacina não é recomendada para crianças menores de seis meses, gestantes e pessoas imunodeprimidas.

De acordo com o calendário de vacinação de rotina, a primeira dose deve ser administrada a toda criança de um ano de idade. A segunda dose deve ser dada aos 15 meses. Adolescentes e adultos jovens até 29 anos de idade devem ter recebido duas doses da vacina e os adultos que nasceram após 1960 pelo menos uma dose, segundo os calendários de vacinação de adolescentes e adultos do Estado de São Paulo.

Fontes:

Dia D contra o sarampo da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo

Informe técnico sobre sarampo da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo