30/1/2021

Comunicado à Comunidade Acadêmica da FCMSCSP Vacinação contra a Covid-19

São Paulo, 30 de janeiro de 2021.

 

À Comunidade Acadêmica da FCMSCSP

A Diretoria da FCMSCSP comunica que a lista com todos os alunos e funcionários da FCMSCSP foi enviada aos órgãos competentes (ISCMSP e SMS). O chamamento dos grupos deve seguir as regras da Secretaria da Saúde do Município de São Paulo. Compreendemos que para garantir equidade e amplo acesso à vacinação, o processo deve ser mediado pelos órgãos públicos como preconizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacinação contra a COVID-19 para alunos em estágio e professores supervisores segue as fases determinadas pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo. O primeiro lote de vacinas distribuído pela SMS-SP foi destinado somente para profissionais na linha de frente da COVID-19.

Com a inclusão de estagiários da área da saúde no grupo de trabalhadores da saúde (conforme documento do MS) e com a ampliação do público de profissionais da saúde a ser vacinado nesta fase (publicado hoje pela SMS-SP), foi realizado um levantamento da comunidade acadêmica FCMSCSP envolvida em atividades nos serviços de saúde descritos nesses documentos e iniciamos a interlocução com os diferentes equipamentos de saúde onde são desenvolvidos estágios, a fim de alcançarmos a vacinação de nossos alunos e professores supervisores com a maior celeridade possível.

É importante ressaltar que até o presente momento não existem medidas de prevenção medicamentosas eficazes para evitar a infecção pelo Sars-CoV-2, assim, se faz necessário a manutenção de medidas comportamentais como o uso contínuo de máscaras, ventilação adequada dos ambientes, higiene eficaz das mãos e distanciamento social.

Seguem os links para acessar os últimos documentos publicados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, com detalhamento sobre as fases do Plano Nacional de Vacinação e da campanha municipal de vacinação:

Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (25/01/21) https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/janeiro/29/planovacinacaocovid_v2_29jan21_nucom.pdf

Instrutivo para priorização de doses da vacina de COVID-19 no município de SP (29/01/21) https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/saude/29_01_2021_instrutivo_priorizacao_segunda_remessa_doses_vacina_COVID19.pdf

 

 

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Mantenedora: Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho