2/9/2020

Vem aí a Oitava Edição da Caminhada do Silêncio Será no semana do dia 26 de setembro, pela web

Vem aí a Oitava Edição da Caminhada do Silêncio.

O evento, promovido e realizado pela Santa Casa de São Paulo, será realizado na semana do dia 26/9/2020 e comemora o Dia Nacional do Surdo (dia 26 de setembro). A Caminhada do Silêncio além de celebrar a data, destaca a cada vez maior inserção do surdo na sociedade, o respeito e o fim do injustificado estigma da incomunicabilidade do surdo.

Além de celebrar a data  comemorativa do dia do surdo, também realizaremos  uma campanha que alerte as pessoas sobre os prejuízos que ouvir música pelos fones de ouvidos com o volume exageradamente elevado, principalmente em tempo de pandemia.

Nossa luta é para que acabe o preconceito social contra o surdo, que faz com que ele não queira usar aparelho ou sinta-se constrangido de trocar a pilha do aparelho em público, ou ainda que algumas mães sintam despreparadas com a chegada de um filho surdo, achando que ele jamais será independente. “Independentemente da forma de comunicação, oral ou por língua de sinais, este evento quer ouvir os gritos, silenciosos ou não, de surdos, familiares, amigos e profissionais de saúde” explica Cilmara Levy, fonoaudióloga e coordenadora da Caminhada do Silêncio.

Mas também aproveitar para informar e conscientizar sobre os sintomas e prejuízos principalmente em tempo de pandemia.

Segundo o censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,7 milhões de brasileiros declararam possuir alguma deficiência auditiva. E, de acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2011, 28 milhões de pessoas no Brasil possuíam algum tipo de acuidade auditiva.

Venha fazer parte desta ideia -caminhar com gente por uma causa justa!

8ª Caminhada do Silêncio

Quando: Webinar 26 de setembro, a partir das 9h00

Durante a semana serão lançados vídeos informativos sobre surdez e cuidados à saúde auditiva.

Facebook : caminhada do silencio

Instagram: @caminhadadosilencio