9/10/2019

VI Encontro de Promoção de Saúde da Criança e do Adolescente Ações ocorreram dias 8 e 9/10/2019

O VI ENCONTRO DE  PROMOÇÃO DE SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, com o tema Promoção do Desenvolvimento Infanto-Juvenil e Prevenção da Violência, ocorreu dias 8 e 9/10/2019.

A palestra “Estratégias de promoção do desenvolvimento e da parentalidade na primeira infância” foi ministrada por Ana Estela Haddad, Profa. Livre Docente, Associada do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo e integrante da Rede Internacional de Proteção à Primeira Infância na América Latina. “As políticas públicas devem buscar melhorar a vida das pessoas e da sociedade. No Brasil, que hoje tem mais de 80% de população urbana, são necessários projetos e ações que levem em conta, por exemplo, relatos de situações de estresse  tóxico persistente. A proteção na primeira infância é essencial. Os primeiros mil dias são, de fato, fundamentais na formação de uma criança. Nesse contexto, a cidade deve ser vista como como um lugar de encontro, redução de barreiras sociais e estímulo à mobilidade no sentido de reduzir a desigualdade por meios de planejamento urbano”, afirma.

“Estratégias de Enfrentamento das Diferentes Formas de Violência contra a Crianças e Adolescentes” foi o tema de Profa. Dra. Gilda Soares, formada em Letras, Gestão de Pessoas e Pós Graduação em Psicologia, atua nas Redes dos Direitos Humanos, Orientadora Familiar, Representante Legal junto ao Ministério Público do Trabalho, atuando nas questões da Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, Integrante do Colegiado que combate o Trabalho Infantil, bem como o Trabalho Escravo, Tráfico de Pessoas, Diversidade e Racismo; e Representante da UNICEF em SP.

“É necessário combater a indiferença contra a violência, que se manifesta de várias formas. Os traumas psicológicos geram danos que podem ser inesquecíveis. Durante a vida, vamos ressignificando emoções. Por isso, acontecimentos na infância são determinantes em sensações e emoções na vida adulta e até a morte. O fato de o enfermeiro acompanhar de perto é um fato que dá a essa profissão uma enorme dignidade”, afirmou.

Na CASA DA SOLIDARIEDADE, dia 9/10/2019, localizada próximo da Praça da Sé, ocorrem diversas ações:

Alunos do 5º Sem.: Avaliações gerais: avaliação antropométrica, educação em saúde para alimentação saudável, avaliação de sinais vitais, triagem de saúde ocular e educação em saúde ocular, triagem de saúde bucal e educação em saúde bucal.

6º Sem.: Educação em Saúde da Mulher: Prevenção de Câncer de Mama, e de Colo Uterino, cuidados gerais de saúde.

6º Sem.: Prevenção de Violências e Promoção de Saúde Mental.

Coordenadores da atividade: Prof.ª Rosemeire dos Santos Vieira, Prof.ª Dra. Gislaine E. K. Camiá e Prof.ª Dra. Samara M Cordeiro.

Organização: Prof.ª Rosemeire dos Santos Vieira, Prof.ª Gislaine E. K. Camiá, Prof.ª Fernanda Machado Rodrigues, Prof.ª Samara Macedo Cordeiro, Prof.ª Luciane Regio e Prof.ª Lenir Honório

Programação: https://www.sympla.com.br/vi-promocao-de-saude-da-crianca-e-do-adolescente__669900

Fotos aqui.