15/4/2021

Alterações vocais podem sinalizar doenças graves Campanhas do Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, alertam sobre a importância de investigar alguns sintomas

Dia 16 de abril é celebrado o Dia Mundial da Voz!

A comemoração é uma iniciativa brasileira que teve sua primeira edição em 1999 e ganhou repercussão internacional a partir de 2003. A data passou a ser comemorada nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Em 2021, o lema da campanha internacional é One World, Many Voices (Um Mundo, Muitas Vozes).

No Brasil, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e o Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia promovem a Campanha Amigos da Voz que, em 2021, completa a sua 16ª edição com o tema “Sua Voz Diz Muito Sobre Você”. A voz de cada um de nós diz muito sobre nossa personalidade e história, impacta nossos relacionamentos e pode, inclusive, colaborar para o sucesso profissional.

“O que sua voz tem a dizer sobre sua saúde?” é o slogan da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, com foco no câncer de laringe, que pode ter como primeiro sintoma a rouquidão.  A pandemia fez com que várias pessoas deixassem de procurar atendimento médico, reduzindo as probabilidades de diagnóstico do câncer de laringe em seus estágios iniciais, quando há mais chances de cura e preservação da voz e da respiração.

É importante lembrar que alterações vocais também podem sinalizar a presença de doenças neurológicas, como Parkinson, e de refluxo gastroesofágico Por isso, devemos ficar atentos e conscientes das características de nossa voz. Entre os sinais de alerta a serem investigados por um profissional estão: rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar que permaneça por mais de 15 dias sem motivo aparente, infecções de garganta e esforço ao falar em situações de apresentação.