18/11/2020

Enfermagem realiza Workshop sobre Neonatologia Alunas aprenderam na prática os cuidados necessários com os recém-nascidos a termo e hospitalizados

Workshop sobre Enfermagem

Alunas aprenderam na prática os cuidados necessários com os recém-nascidos a termo e hospitalizados

As alunas do Curso de Graduação em Enfermagem da FCM/Santa Casa de SP participaram, no dia 13 de novembro, do Workshop sobre Neonatologia, promovido pela Disciplina de Enfermagem em Saúde Coletiva da Criança e do Adolescente, coordenada pela professora Rosemeire dos Santos Vieira.

Os temas trabalhados na oficina são relacionados aos cuidados básicos do recém-nascido a termo e do recém-nascido hospitalizado. As estudantes aprenderam na prática como deve ser dado o banho no recém-nascido a termo, bem como as posições corretas para o aleitamento materno e artificial, a massagem Toque de Borboleta, cuidados com a pele e outros cuidados básicos de higiene. Em relação ao recém-nascido hospitalizado, aprenderam a realizar o banho terapêutico, o acesso venoso periférico (punção e cuidados) e a infusão de medicações parenterais.

“Organizamos o evento a pedido dos próprios alunos, que sentiram a necessidade de rever alguns procedimentos específicos com as crianças. Pensamos em fazer outros workshops como este no futuro, inclusive abertos à comunidade”, explicou a professora Rosemeire.