28/09/2023

XIV Seminário Profª Dra. Hideko Takeuchi Forcella aconteceu em 20 de setembro O evento teve como objetivo debater os avanços tecnológicos nos registros em saúde

O curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizou, em 20 de setembro, o XIV Seminário Profª Dra. Hideko Takeuchi Forcella. A atividade, que contou com a presença dos docentes e alunos do curso de Enfermagem e da Especialização em Enfermagem para Latino-americanos, teve como objetivo debater os avanços tecnológicos nos registros em saúde.

A abertura contou com a presença da Diretora do Curso de Enfermagem, a Profª Dra. Lívia Keismanas de Ávila. Na oportunidade, a professora Lívia apresenta quem foi a Profª Hideko Takeuchi Forcella e sua importância para a Instituição. “Ela foi uma docente da Escola de Enfermagem da USP, que trabalhou na perspectiva da comunicação, não só da comunicação paciente e do profissional da saúde, mas, também, da comunicação e interação docente-discente”, diz.

“Ela também foi docente do curso de Enfermagem da Faculdade da Santa Casa e diante de todo o percurso acadêmico e profissional que ela construiu em sua história como enfermeira, como pesquisadora e dentro do curso de enfermagem, nós resolvemos homenageá-la com um seminário de comunicação em saúde”, explica Lívia, relembrando de sua antiga professora e colega de trabalho.

Ainda de acordo com a professora Lívia, o evento, anualmente, tem como objetivo pensar em um evento que seja transformador e inovador para a Enfermagem. “O tema de hoje é forte, mas ainda está em desenvolvimento, ainda que a inovação esteja acontecendo. É necessário a Enfermagem e o saber da Enfermagem incorporarem a inovação tecnológica nas nossas atividades assistenciais, administrativas, de pesquisa, entre outras”, evidencia. 

Para a professora, o evento é um espaço de debate, mas que também pode divulgar as novas construções das atividades profissionais da área. O Seminário contou com duas palestras e, no final, uma rodada de perguntas e debates acerca do tema.

Registros em saúde tornam um diagnóstico mais preciso

A primeira palestra teve como tema a “Documentação eletrônica do Processo de Enfermagem avançado”, ministrado pela enfermeira Neurilene Oliveira, especialista em Enfermagem Hospitalar e Transformação Digital. Na oportunidade, a enfermeira explicou toda a documentação no processo de enfermagem, desde a coleta de dados do paciente, até a intervenção e resultados do tratamento. 

Segundo Neurilene, esse processo orienta a profissão o tempo todo, além de viabilizar a alta demanda que as profissionais têm. Com essa documentação, é possível aplicar processos similares para pacientes com sintomas e vivências similares, deixando o diagnóstico mais preciso.

A enfermeira apresentou a importância da documentação eletrônica e, consecutivamente, como o enfermeiro pode ser ainda mais valorizado pelo cuidado do paciente, a partir da sua experiência no Hospital Universitário da USP (HU-USP).

Já a segunda palestra teve como tema “O papel do enfermeiro na informatização em saúde” e contou com a presença da enfermeira Leny Matuzaki, especialista em Terapia Intensiva Pediátrica, com certificação e habilitação em passagem e manutenção de PICC.

Na oportunidade, a enfermeira apresentou como implantou a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), metodologia que organiza toda a operacionalização do Processo de Enfermagem, no Hospital Cruz Azul. Além disso, Leny explica mais sobre a assistência de Enfermagem e o papel da sistematização e as vantagens para a informatização da atuação do profissional.