11/10/2023

XVII Fórum Científico acontecerá em 18 de outubro, às 8h O evento tem como objetivo apresentar os trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos pelos alunos nos últimos doze meses

A Comissão Científica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) realizará em 18 de outubro, das 8h às 13h, o XVII Fórum Científico. O evento, que é gratuito e aberto para toda a comunidade acadêmica da Instituição, tem como objetivo apresentar os trabalhos de Iniciação Científica desenvolvidos pelos alunos de graduação da FCMSCSP nos últimos doze meses.

Entre os trabalhos que serão apresentados na edição de 2023 do Fórum Científico, encontram-se projetos que foram desenvolvidos em diversas áreas de pesquisa da Instituição. Foram desenvolvidos projetos com bolsas PIBIC/CNPq; com bolsas da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da FCMSCSP; por intermédio do Programa de Iniciação Científica sem bolsa e com bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Além das apresentações dos alunos que vão acontecer de forma simultânea nos auditórios da FAVC e no Auditório Dr. Christiano Altenfelder, o evento também contará com uma palestra. Em todas as edições do Fórum, o palestrante convidado é um renomado docente e pesquisador da área da saúde.

Este ano, a FCMSCSP terá a honra de receber o Professor Dr. Anselmo Sigari Moriscot, docente do Departamento de Anatomia da ICB-USP, que terá como tema “O movimento: da célula ao músculo”.

A abertura do evento contará com a presença do Diretor da FCMSCSP, o Profº Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos; o Coordenador de Cultura, Profº Dr. Décio Cassiano Altimari; e o Coordenador da Comissão Científica, o Profº Dr. Wagner Ricardo Montor.

Programação

8h – Abertura
Com: Profº Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos; Profº Dr. Décio Cassiano Altimari e Profº Dr. Wagner Montor

8h20 – Palestra “O movimento: da célula ao músculo”.
Com: Prof. Dr. Anselmo Sigari Moriscot
Local: Auditório Dr. Christiano Altenfelder

10h às 12h30 – Avaliações trabalhos PIBIC/CNPq, IC-FCMSCSP e IC-Voluntária – Cursos de graduação

Com: Profa. Dra. Clarice Rosa Olivo –  USP
Local: Sala 1 – Auditório Dr. Christiano Altenfelder, localizado no prédio da Rua Jaguaribe, nº 155

Com: Profa. Dra. Maria Fernanda Tourinho Peres – USP
Local: Auditório FAVC 1A, localizada no térreo do prédio da Rua Dona Veridiana, nº 55

Com: Profa. Dra. Luciane Valéria Sita – USP
Local: Sala 3, Auditório 1B, localizada no térreo do prédio da Rua Dona Veridiana, nº 55

Com: Profa. Dra. Renata Calhes Franco de Moura – FAM
Local: Auditório FAVC, localizado no andar A do prédio da Rua Dona Veridiana, nº 55

Serviço

O quê: XVII Fórum Científico
Onde: No Auditório Christiano Altenfelder (Rua Jaguaribe, nº 155), Auditório FAVC 1A (Rua Dona Veridiana, nº 55), Auditório 1B (Rua Dona Veridiana, nº 55) e Auditório FAVC (Rua Dona Veridiana, nº 55)
Quando: Quarta-feira, 18 de outubro de 2023
Público-alvo: docentes e discentes da FCMSCSP
Como Participar: basta comparecer
Certificação: aqueles que comparecerem à palestra de abertura e permanecerem em uma das salas de apresentação receberão certificado de ouvinte.
Contato para mais informações: comissaocientifica@fcmsantacasasp.edu.br