14/09/2023

XXI Jornada de Fonoaudiologia foi considerada pelos alunos como a melhor dos últimos anos O evento ocorreu entre os dias 4 a 6 de setembro e teve como tema os avanços e atualidades da Fonoaudiologia

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) promoveu, entre os dias 4 a 6 de setembro, a XXI Jornada Acadêmica do curso de Fonoaudiologia. A atividade, que contou com a presença dos alunos do curso de Fonoaudiologia e do Mestrado em Saúde em Comunicação Humana, teve como objetivo apresentar e debater sobre os avanços e atualidades da área.

A mesa de abertura contou com a presença do Diretor da FCMSCSP, o Prof. Carlos Alberto Herrerias de Campos; do Vice-diretor da Faculdade, o Prof. Luiz Henrique Amaral; da Diretora do Curso de Fonoaudiologia, a Profª Marina Padovani; da Chefe do Setor de Fonoaudiologia da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, a Profª Alcione Campiotto, mediados pela Profª Dra. Adriana Rahal, que representou a Comissão Organizadora da XXI Jornada.

Com aula magna, palestras, discussões de casos e oficinas, o evento incentivou o conhecimento científico e o desenvolvimento educacional na Faculdade. A programação também contou com um show de talentos e uma homenagem aos alunos do 4º ano do curso de Fonoaudiologia, que vão se formar no final deste ano. A homenagem foi feita pelo Centro Acadêmico do curso, no encerramento da Jornada.

De acordo com a professora Adriana Rahal, a realização da Jornada foi de fundamental importância tanto para os alunos, quanto para a Instituição. “É importante para a formação acadêmica uma vez que abrange assuntos relevantes e atuais dentro da Fonoaudiologia”, diz.

“Para a Instituição, é fundamental apresentar o Curso de Fonoaudiologia da Faculdade para os palestrantes convidados, mostrando a excelência dos cursos e dos profissionais que fazem parte”, comenta a professora.

A atuação multidisciplinar dos fonoaudiólogos foram evidenciados nos estudos de casos, atividades que foram a novidade na XXI Jornada

Com um conteúdo rico e elogiados por todos os alunos, os participaram puderam debater sobre a Intervenção precoce em pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), compreendendo que o fonoaudiólogo tem um papel fundamental para reduzir os impactos do TEA na audição e fala, além de facilitar sua interação social e sua independência cognitiva e funcional.

A Profª Dra. Lucia Kazuko Nishino foi uma das palestrantes da mesa de Otoneuro.

A professora Adriana destaca, também, a mesa de Otoneuro, realizada pelas Fonoaudiólogas Profª Me. Rita Mor e a Profª Dra. Lucia Nishino e moderada pela fonoaudióloga Me. Maria Cecilia Greco, onde os presentes puderam se atualizar sobre a Otoneurologia, recente e inovadora área dedicada ao estudo do equilíbrio corporal e do sistema auditivo. O profissional que decide especializar-se nesta área é capacitado para lidar com situações de tontura, desequilíbrio e zumbido. Além disso, os futuros fonoaudiólogos puderam conhecer um pouco mais sobre a Avaliação e Reabilitação Vestibular, feitos a partir de um exame otoneurológico e que tem como objetivo detectar qual o tipo de problema com o labirinto e indicar ao médico qual a melhor conduta para resolver o problema. 

A discussão do caso sobre Afasia também foi uma das mesas mais comentadas durante a jornada. Coordenada pelas Fonoaudiólogas Profª Dra. Ariella Belan e Profª Dra. Fernanda Papaterra e moderada pela fonoaudióloga Dra. Michele Devido Loiola, a atividade teve como objetivo apresentar alguns casos clínicos, como avaliá-los e como tratar a disfunção que gera uma dificuldade em uma comunicação adequada, afetando a compreensão de imagens, sons e outros tipos de expressão.

Jornada de Fonoaudiologia pode ser considerada como ferramenta de formação acadêmica e de disseminação da ciência

De acordo com Giovana Freitas, aluna do 3º ano do curso de Fonoaudiologia e uma das voluntárias que participaram da Comissão Organizadora do evento, participar da Jornada que agrega bastante na formação. “São assuntos bem agregadores para gente, é um aprendizado a mais no nosso currículo, foi bem interessante”, diz.

Camila e Giovana são alunas do 3º ano do curso de Fonoaudiologia e fizeram parte da Comissão Organizadora da Jornada.

Giovana também comenta sobre a aula magna sobre “Prática baseada em evidências”, ministrada pelo Prof. Dr. Wagner Montor após a abertura da Jornada. Na oportunidade, o professor apresentou os tipos de conhecimento que existem na ciência e a importância do aprimoramento para as práticas em saúde. Segundo Giovana, o professor explicou sobre o que é a revisão sistemática da literatura de uma Iniciação Científica ou Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Esta revisão trata-se de uma investigação focada em questões bem definidas, que visa identificar, selecionar, avaliar e sintetizar as evidências relevantes disponíveis. Para o professor, essa investigação é importante para profissionais da saúde visto que alguns conhecimentos podem ser refutados, além de o paciente procurar o profissional para compreender e ter evidências científicas sobre seus sintomas.

Para além das discussões de caso e da aula magna, os alunos também participaram de palestras de temas atuais como “Neurociência e empatia”, com a Dra. Gabriela Ioshimoto; a palestra “Inteligência Artificial em treinamentos auditivos e corporativos”, com a Profª Ingrid Gielow; a palestra “Perda auditiva na Infância: da amplificação à reabilitação”, com as fonoaudiólogas Dra. Jeziela Moro, Me. Mariana Guedes e Talita Donini; e a palestra “Atuação fonoaudiológica em Apneia do Sono”, com a fonoaudióloga Profª Dra. Yasmin Frazão.

Nas palestras sobre tecnologia e audição, os alunos puderam compreender mais sobre a Clínica de Fonoaudiologia e como a tecnologia pode estar integrada na prática clínica dos profissionais. Além disso, as palestrantes apontaram o impacto da perda auditiva na comunicação e como os ruídos externos também podem prejudicam a criança, apresentando exemplos de diagnósticos da perda auditiva e as reabilitações e intervenções de qualidade e seguras para os pacientes, seja elas com a língua de sinais, seja com aparelhos auditivos.

Já na palestra sobre Apneia do Sono, outra das mais elogiadas pelos alunos, a Dra. Yasmin apresenta como pode surgir o distúrbio e a relação da apneia com problemas cardiorrespiratórios.

Além disso, também foi comentado sobre a importância da higiene do sono e a participação ativa do paciente no diagnóstico e tratamento do paciente. Dentre as opções apresentadas para esta melhora, foi apresentado a reeducação da posição da língua e o CPAP, aparelho utilizado para o tratamento contra a apneia do sono.

No último dia de evento, os alunos da Faculdade também puderam participar da Mesa Redonda “Desenvolvimento 1° infância pós-Covid – Amamentação e Linguagem”, ministrado pelas fonoaudiólogas Profª Me. Rita Lopes e Profª Dra. Taísa Giannecchini. A palestra abordou o impacto da Covid no desenvolvimento infantil e pode comprovar a importância e abrangência da Fonoaudiologia na sociedade.

Faculdade da Santa Casa de SP incentiva às atividades práticas durante a graduação e mestrado

A XXI Jornada de Fonoaudiologia também contou com mostras de produtos dos alunos do Mestrado Profissional, como o Programa de Intervenção para Promoção de Fluência de Leitura (PROFLU), e dos alunos da graduação, como os jogos de linguagem desenvolvidos na disciplina de Terapia para Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem, do 3º ano do curso.

Oficina de Implante Coclear apresenta os diferentes tipos de aparelho que podem ser utilizados.

As oficinas, cujas vagas foram preenchidas em menos de dois dias de inscrição, também foram bem recebidas pelos participantes. No primeiro dia, os alunos puderam participar da Oficina “Implante Coclear”, ministrada pelas fonoaudiólogas Beatriz Rocha e Me. Suênia de Jesus.

Na oportunidade, as profissionais mostraram os tipos de aparelho que existem, como é inserido nos pacientes e as vantagens e desvantagens de cada um. Além disso, também foi feito um quiz a fim de testar a potência sonora dos aparelhos e o conhecimento dos presentes.

Já no segundo dia, os alunos puderam participar da Oficina “Comunicação Suplementar e Alternativa”, ministrada pela fonoaudióloga Profª Me. Juliana Amorina Borges e Equipe CIVIAM. Durante a oficina, os participantes foram divididos em pequenos grupos para aplicar o detalhado kit de Comunicação Suplementar e Alternativa, criado com o objetivo de orientar professores de escolas regulares na inclusão de alunos com necessidades complexas de comunicação.