28/11/2022
Alunos e professores do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participaram do 60º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), que foi realizado em Foz do Iguaçu – PR, entre os dias 03 e 06 de novembro de 2022. Trata-se do maior evento nacional sobre o tema, e a representação da comunidade acadêmica da FCMSCSP oportunizou a troca de saberes e a discussão de temas relevantes em educação na área da saúde. As mudanças e melhorias que acontecem no currículo da formação médica exigem sensibilização e capacitação de todos, com olhar singular para formação de educadores na área da saúde e de alunos que se interessem pelo tema Educação Médica.
Entre os participantes do evento estavam os alunos Gabriel Simões Munhoz — membro discente da Comissão Eleitoral da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) —, e Gustavo Lanzotti Martini; as professoras Maria José Carvalho Sant’anna, Michele Lacerda Pereira Ferrer, Rosane Lowenthal, Andréa Tenório Correia da Silva e Giselle Burlamaqui Klautau. Segundo elas, a participação dos alunos e residentes da FCMSCSP mostrou-se potente em todas as atividades do Cobem, revelando a força do movimento estudantil que se coloca como agente ativo na construção do congresso, o que oportunizou momentos importantes de troca de saberes.
No Congresso, temas como a Curricularização da Extensão, Humanização das práticas e ensino, Sistema de Avaliação Programática, Pesquisa em Educação, Aplicação das evidências científicas na prática docente, Diversidade e inclusão na Escola Médica, Inovação em Educação, Enfrentamento à violência institucional, Bases para Educação Médica que combate o racismo, Integração ensino-serviço-comunidade, entre outros temas, se destacaram nos debates. Cabe ressaltar ainda, que nas discussões as vivências, experiências e evidências foram igualmente valorizadas. “Hoje, para se manter atual, todas as Instituições de Ensino Superior devem caminhar para a profissionalização da docência, desta forma, motivar pesquisas, capacitar toda a comunidade acadêmica e estimular a participação em Congressos, é essencial”, destaca a professora Dra. Rosane Lowenthal.