25/06/2018

Encontro com os pesquisadores do futuro / edição 2018 – depoimento – Maria Carolina Fontana.

Aluna do terceiro ano de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), sou bolsista desde o meu primeiro ano e me sinto extremamente privilegiada pela oportunidade de viajar a estudos para o exterior, com todas as despesas pagas. Nunca imaginei que isso seria possível, uma vez que dentro das minhas condições financeiras, de fato, não teria essa oportunidade.

Em 2017, comecei a fazer iniciação científica e, já tendo estudado inglês por alguns anos, vi que me encaixava nas exigências iniciais do processo de seleção do programa Pesquisadores do Futuro, que são ter inglês fluente e realizar iniciação científica. Meu estágio foi no St. Jude Children’s Research Hospital em Memphis (Tennessee, EUA), hospital de primeira linha e referência mundial no tratamento de câncer pediátrico.

Fiquei no departamento de Medicina Pediátrica Global e auxilei no desenvolvimento de um protocolo de tratamento de osteosarcoma adaptado para países de baixa e média renda. Com Paola Friedrich, MD, MPH, uma orientadora socialmente engajada e dedicada, conheci um departamento focado em melhorar a medicina de todo o mundo, não só da região onde ele se encontra. Foi uma experiência única.

Pude aprender técnicas avançadas de pesquisa aplicáveis aos meus trabalhos desenvolvidos na FCMSCSP e reafirmar a importância do rigor científico na elaboração de pesquisas. Além disso, para sempre lembrarei do valor de programas e instituições que estudam a saúde no contexto amplo e universal, além de suas fronteiras.

Maria Carolina Fontana, participante do Projeto Pesquisadores do Futuro Edição 2018

O Encontro com os Pesquisadores do Futuro/Edição 2018 será realizado no próximo dia 28 de junho, às 17 h, no Anfiteatro Christiano Altenfelder – 4º andar – Prédio Novo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Os alunos que participaram do programa apresentarão sua experiência acadêmica e de pesquisa nos estágios internacionais, em centros de excelência nos EUA, Canada, França, Alemanha, Inglaterra e Portugal.

O programa seleciona alunos regularmente matriculados no segundo e terceiro anos dos cursos de Medicina, Fonoaudiologia e Enfermagem da FCMSCSP para estágios em universidades e centros de pesquisa nos Estados Unidos e Europa. O processo seletivo inclui prova escrita e entrevistas.

Mais informações: