28/07/2021

Ex-aluno da Santa Casa recebe título de Cidadão do Amazonas Dr. Mariano Brasil Terrazas, cardiologista formado na quarta turma da Faculdade, recebe a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Amazonas

No dia 13 de julho, o dr. Mariano Brasil Terrazas, médico cardiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), recebeu o Título de Cidadão do Amazonas, que é a maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam). 

Formado na quarta turma de Medicina, no ano de 1971, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), o dr. Mariano fez residência em cirurgia vascular e cirurgia cardíaca também em São Paulo. Em dezembro de 1975 decidiu radicar-se em Manaus com o propósito de iniciar sua vida profissional no estado do Amazonas. Atualmente, é membro titular da Academia Amazonense de Medicina e da Academia Brasileira de Cirurgia Cardiovascular. 

O reconhecimento a Terrazas foi concedido a sua atuação profissional para a melhoria da saúde da população do Amazonas, por meio de proposta do deputado estadual Sinésio Campos (PT). O reitor da UFAM, professor Sylvio Puga, prestigiou a cerimônia de outorga remotamente. “Destacamos o empenho do doutor Mariano Terrazas, que amparado numa medicina humanizada, tem contribuído diariamente com atendimento responsável aos seus pacientes, além de engrandecer o campo da medicina no Amazonas” disse o deputado. “O profissional renomado que ajudou e ajuda milhares de pessoas, garantindo a vida de enfermos e a alegria às suas famílias.”

Em seu discurso de agradecimento, o dr. Mariano falou dos desafios e da satisfação em exercer a profissão no Amazonas. “A medicina exige dedicação, estudo e aperfeiçoamento. Encaro isso como um desafio pessoal e profissional, visando o crescimento da profissão nesse estado que me recebeu de braços abertos”, disse.

Além de Campos, participaram da solenidade a presidente da Sociedade de Cardiologia do Estado do Amazonas, Kátia do Nascimento, representantes de entidades de saúde do Estado, familiares e amigos do homenageado.

Fonte: UFAM, com informações e fotografia da Ascom do deputado Sinésio Campos