10/10/2022

Em “Reencontro”, a artista plástica Leila Lagonegro se reconecta às melhores lembranças da época em que estudou Medicina na Faculdade da Santa Casa de SP Exposição poderá ser visitada entre 18 de outubro e 2 de dezembro na Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho

Exposição Reencontro Leila Lagonegro

Desde criança, a artista plástica Leila Lagonegro pensava em ser médica. Chegou a cogitar cursar arquitetura, mas a tendência pela medicina foi mais forte. Talvez pela admiração que tinha por um tio e um primo que eram médicos. Em 1963, ela começava a realizar esse sonho quando ingressou na primeira turma do curso de Medicina da então recém criada Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Contudo, a veia artística ainda não era perceptível. “Não tinha despertado para a pintura, mas sabia que gostava de desenhar, talvez por isso cheguei a pensar em fazer arquitetura”, lembra. “Nessa conjugação da arte com a medicina, tive a oportunidade de lidar com o humano, não só na questão estética por meio da pintura, mas através do sentimento das pessoas, que é o que eu trabalho no meu dia a dia como psiquiatra.”

Entre a medicina e a pintura, o caminho pelas áreas da psicanálise e da psiquiatria estaria no centro do seu percurso profissional, e o contato que ela teve no curso de Medicina com nomes como a professora e psicanalista Virgína Bicudo, os professores e psiquiatras Paulo Fraletti e Luiz Miller de Paiva, entre outros, fizeram com que se interessasse cada vez mais pelo psiquismo, e, mais tarde, pela psicanálise. Agora, quase seis décadas depois de ter se formado em Medicina, Leila usa a sua arte para se conectar a sentimentos e lembranças que sempre estiveram presentes em sua trajetória.

Veja como foi o vernissage em 18/10/22 na Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho

Exposição Reencontro Leila Lagonegro

Obra: “A caminho”; Técnica: Acrílico sobre tela; Dimensões: 115cmx70cm

No dia 18 de outubro ela irá inaugurar a Exposição “Reencontro”, composta por obras produzidas especialmente para homenagear a riqueza arquitetônica do complexo hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, inspiradas em formas, ogivas, plantas, entre outros elementos marcantes no espaço. Alguns lugares podem estar diferentes da época em que ela estudou, mas os traços marcantes das fachadas dos prédios — que até hoje se mostram imponentes entre jardins acolhedores — continuam os mesmos, tornando o ambiente agradável e único.

“Reencontro” ficará aberta para a visitação do público até 2 de dezembro no hall da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho – FAVC (Rua Dona Veridiana, nº 55 – Santa Cecília – São Paulo-SP), mantenedora da FCMSCSP. Na coletânea de 24 quadros, Leila Lagonegro retoma por meio das obras as melhores recordações do espaço que em que conviveu por muitos anos, e que se misturam com as relações afetivas e profissionais que construiu, não somente naquilo que o estudo representou para ela — aprendizado, colegas e professores —, mas, também, toda a atmosfera com pacientes e pessoas circulando pelos corredores da Santa Casa, o convívio no restaurante, nos plantões, ou até mesmo nas enfermeiras sentadas no jardim num momento breve de descanso. “Pintei trazendo algumas insígnias do que existe visualmente na Faculdade da Santa Casa, que são marcas deste lugar”, disse ela, justificando o motivo da inspiração. “Nesta exposição, retrato esse ambiente lindo e maravilhoso que me acolheu quando cheguei.”

Atualmente, Leila trabalha a concomitância do psiquismo nas doenças físicas, conjugando a ciência médica, com a psiquiatria e a psicanálise. “Somos um misto da genética, aquilo que herdamos de nossos pais, e a relação da interação com o meio”, disse. “Para mim, estar na Santa Casa foi muito importante no direcionamento da minha vida. Foi algo muito importante, que está presente todos os dias e é impossível de apagar.”

O quê: Exposição “Reencontro”, de Leila Lagonegro
Quando: de 18/10 a 02/12/22
Onde: hall da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho – FAVC (Rua Dona Veridiana, nº 55 – Santa Cecília – São Paulo-SP)
Como visitar: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h