17/02/2023

Cursinho Areguá inicia seu terceiro ano de atividades Alunos foram recepcionados pelos diretores e professores do Areguá e pela direção da FCMSCSP, em evento realizado no auditório Christiano Altenfelder

O mês de fevereiro está sendo especial para os 40 vestibulandos selecionados para a temporada 2023 do Cursinho Areguá Pré-Vestibular, uma iniciativa dos alunos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Na segunda-feira (13/fev), eles foram recepcionados pelos diretores e professores do Areguá e pela direção da FCMSCSP
no auditório Christiano Altenfelder, localizado no 4º andar do prédio central da Faculdade (Rua Jaguaribe, nº 155). Este será o terceiro ano de atividade do projeto de extensão. No vestibular 2023, sete alunos foram aprovados para os cursos de Administração, Medicina/Fonoaudiologia, Relações Internacionais, Biologia, Relações Internacionais, Jornalismo e Odontologia (ver lista com mais detalhes ao final do texto), representado uma taxa de aprovação de 20%, superior à registrada no vestibular 2022.

Dirigentes do Areguá apostam na transformação de vidas por meio da educação

Na foto, as diretoras do Areguá Ana Flávia Junqueira (E) e Sophia Battistuta, ambas da Turma 59 do curso de Medicina da FCMSCSP, comemoram com os alunos Kauan Augusto Silva Luz (Relações Internacionais/USP) e Nicole de Oliveira Gomes (Odontologia/UNESP) a aprovação nos vestibulares em 2023

O Areguá é um cursinho popular, totalmente gratuito, destinado a jovens que buscam aprovação nos principais vestibulares de São Paulo e Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Voltado para a inclusão e integração social, o projeto busca contribuir para que o ingresso desses jovens nas universidades seja cada vez mais expressivo, transformando suas vidas por meio da educação. “Nossa expectativa é que o cursinho consiga cada vez crescer mais”, prevê Ana Flávia Junqueira, aluna da Turma 59 do curso de Medicina da FCMSCSP e diretora geral do cursinho. “Queremos formar uma relação legal com nossos alunos, assim como no ano passado, que foi incrível. Queremos que eles prestem o vestibular e aprendam com a gente e que possamos aprender com eles, numa troca. Que eles consigam lembrar da gente de uma maneira especial e realmente consigamos mudar o rumo da vida deles para que eles possam alcançar os seus sonhos.”

Para orientador do projeto, cultura de incentivar a busca pelo conhecimento dá certo

O vice-diretor da Faculdade, Prof. Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, representou no evento o diretor da FCMSCSP, Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci. De acordo com Massaia, o Areguá é um projeto pelo qual todos têm muito carinho, por possibilitar que a Faculdade estenda sua ação para a comunidade, por meio da expertise de professores e alunos, que compartilham seus conhecimentos com os alunos. “A cultura de incentivar alguém para buscar um conhecimento maior dá certo”, afirmou. “E mais, ainda, acaba nos incentivando para que, em algum momento da vida, retribuamos isso. Essa cultura de doar, de fazer outros prosperarem pela educação, é muito válida. Então, nada mais justo que apoiemos essa ideia que começou com os alunos.”

Para o vice-diretor da Faculdade, Prof. Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia (ao centro na foto), não há dúvida que o incentivo por meio da educação dá certo, além de oferecer ânimo para quem foi apoiado, em algum momento da vida, retribua auxiliando outras pessoas

Massaia, que é o orientador do projeto, destacou o mérito da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), mantenedora da FCMSCSP, em disponibilizar a infraestrutura da Faculdade para a realização das atividades do Areguá — a mesma que é utilizada pelos alunos —, oferecendo um ambiente agradável para o desenvolvimento das atividades. “O caminho não é fácil”, lembrou. “Não foi fácil vocês serem aprovados para o cursinho e chegarem até aqui, mas a gente vai fazer com que essa caminhada seja um pouco mais suave. Queria que vocês se sentissem muito protegidos, sabendo que a caminhada é longa, mas vale a pena, vocês vão conseguir. Queremos impulsioná-los para que depois, quem sabe, vocês façam o mesmo onde estiverem.”

Apoio da FCMSCSP e parcerias são importantes para manutenção do cursinho

Além da FCMSCSP, apoiam o Areguá no desenvolvimento das atividades o Sistema Anglo de Ensino e pelo Projeto Psi Para Todos

Além de oferecer a infraestrutura física para o Areguá, a Faculdade da Santa Casa de SP disponibiliza aos vestibulandos o acesso completo ao serviço da Biblioteca Dr. Augusto Meirelles Reis. O espaço é composto por três pavimentos, com área total de 761,90 m², compreendendo áreas de processamento técnico, reprografia, balcão de atendimento, acervo, três salas coletivas de leitura, 12 boxes de leitura individual e duas salas de computadores. Somado a isso, os alunos podem acessar o conteúdo disponibilizado digitalmente por meio das plataformas Minha Biblioteca (livros), UpToDate (base de dados), CAPES e Rima (artigos e pesquisas científicas), que estão disponíveis no portal Faculdade, por meio da área restrita, além de bancos públicos de dados como PubMed, Lilacs e Scielo (base de dados).

Por meio de parceria com o Sistema Anglo de Ensino, os alunos contam com apostilas físicas com resumos teóricos e exercícios, simulados inéditos, acesso à plataforma on-line Plurall com resolução de exercícios e material digital e propostas de redação. Além da parceria com o Sistema Anglo, o Areguá o apoio do projeto Psi Para Todos, que disponibiliza atendimento profissional psicoterapêutico gratuito com foco na saúde mental do vestibulando por meio de quatro psicólogos clínicos voluntários, que oferecem plantões de acolhimento, palestras e grupos terapêuticos de conversa.

As aulas do Areguá acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h40 às 22h. O cursinho oferece plantões fixos diários para o esclarecimento de dúvidas das 18h às 18h30, além de plantões extras agendados durante a semana. Disponibiliza simulados para os principais vestibulares do país, workshops e eventos culturais.

“A gente coloca muita expectativa em nossos alunos. No início do cursinho, tínhamos algumas dúvidas porque não sabíamos como seria a base deles, de como eles iriam se desenvolver ao longo do cursinho, se aguentariam o ano inteiro, mas eles nos surpreenderam com a garra que têm. Eles são muito dedicados, ficam muito tempo estudando, usam a nossa biblioteca e tudo que podem usufruir. Mesmo com a rotina corrida de trabalho de muitos, conseguem arranjar um tempinho para se dedicar aos estudos e, com isso, chegar aos resultados que eles precisam para serem aprovados. Assim, colocamos uma expectativa neles, óbvio que não é uma cobrança, mas a gente quer que eles façam o máximo e aproveitem ao máximo a gente. Então, a expectativa é que eles façam o melhor dentro da realidade de cada um e que consigam a tão sonhada aprovação no vestibular.”
Ana Flávia Junqueira, aluna da Turma 59 do curso de Medicina da FCMSCSP e diretora geral do cursinho

“Vocês fizeram a escolha certa de estarem aqui. O cursinho é uma família. Lembro que no ano passado, a aula inaugural bateu com o dia do meu aniversário, e fizeram uma festa surpresa. Foi algo que nunca vou esquecer e representa um pouco o que é um cursinho popular, e o que é o Areguá. Ele não é somente uma sala de aula. Vocês vão passar a maior parte do tempo estudando e pensando nas obrigações do vestibular, mas, ao mesmo tempo, vocês farão amizades verdadeiras e estarão junto a pessoas que vão te levar para frente, que te farão chegar mais longe.”
Gustavo Motta Mil Homens (E), da Turma 58 do curso de Medicina da FCMSCSP, que participa do cursinho pelo terceiro ano, nos anos anteriores como diretor e agora como professor

Aprovados no Vestibular 2023 (Turma de 2022):

  • Renata Barbosa Alves – Administração na UNICAMP
  • Yasmin da Silva Florêncio – Medicina Anhembi Morumbi (bolsa 80%) e Fonoaudiologia Anhembi Morumbi (bolsa 100%);
  • Kauan Augusto Silva Luz – Relações Internacionais na USP;
  • Julio Cesar Santis de Castro – Biologia na UNESP;
  • Gustavo Otone dos Santos – Relações Internacionais na PUC;
  • Marcelo Barbosa – Jornalismo na PUC;
  • Nicole de Oliveira Gomes – Odontologia na UNESP.

Aprovados no Vestibular 2022 (Turma de 2021):

  • Ana Maria Fonseca – Engenharia Civil FURG (aprovada em segundo lugar);
  • Pedro Henrique Rosa Teixeira – Engenharia ambiental UNESP, USP e UNICAMP;
  • Jonathas Zukauskas Gonçalves de Souza – Educação Física para a UNESP e USP;
  • Alef Gomes Nicolau – Odontologia USP Ribeirão;
  • Carolina de Souza Silva – Gerontologia na USP e Biblioteconomia na UniFCV;
  • Aline Conchetta Dorini da Silva – Artes Cênicas UNESP.