01/12/2022

Faculdade da Santa Casa de SP integra projeto nacional coordenado pelo ITA no desenvolvimento de tecnologia para avaliar a fluência de leitura em crianças Entre os dias 07 e 09 de novembro, na sede do ITA, em São José dos Campos-SP, foi realizada visita técnica ao projeto

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) é uma das instituições de ensino superior a integrar o projeto “Desenvolvimento de ferramenta para a avaliação automática de fluência de leitura em sistemas de Ensino”, que está sendo desenvolvido há mais de um ano pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), por meio de uma parceria com o Ministério da Educação.

A coordenadora do Núcleo de Relações Institucionais (NRI) da Faculdade e professora do Curso de Fonoaudiologia, Dra. Ana Luiza Navas, atua na iniciativa como consultora especialista, participando das discussões e cooperação com as equipes do ITA sobre as necessidades do modelo de avaliação de fluência atualmente utilizado. Ela também participa das etapas de coleta de dados e análise das gravações realizadas com as crianças para que sejam executados os testes nas versões beta do sistema.

Além da professora, fazem parte da equipe de especialistas a professora Luciana Mendonça Alves e a graduanda Gabriela Lima, do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No ITA, o projeto é coordenado pelos professores Adilson Marques da Cunha e Carlos Henrique Costa Ribeiro, que é o responsável pela Equipe de Processamento de Linguagem Natural. Na próxima fase do projeto, está previsto o envolvimento de alunos da graduação e pós-graduação da UFMG e da FCMSCSP em ações do projeto.

Projeto recebeu visita técnica no início do mês

Na foto, a equipe técnica do projeto em reunião realizada no início de novembro, na sede do ITA, em São José dos Campos-SP

Entre os dias 07 e 09 de novembro, na sede do ITA, em São José dos Campos-SP, foi realizada visita técnica ao projeto quando ocorreram reuniões com a equipe coordenadora e coleta de dados em escola que participa do projeto-piloto para teste do protótipo em desenvolvimento. Na oportunidade, foram avaliadas 61 crianças que estão cursando o segundo e o terceiro ano do Ensino Fundamental numa avaliação de fluência de leitura de palavras e de texto.

Também houve uma reunião técnica para alinhamento dos requisitos para a tecnologia em desenvolvimento e a discussão sobre as próximas etapas do projeto. Além da equipe do ITA, participaram da visita técnica os demais integrantes do projeto, como a mestranda Luciana Iglesias, aluna do Curso de Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana que é oferecido pela FCMSCSP, e o doutorando Wesley Seidel Carvalho, do Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP).

Fluência de leitura verbal é um indicador importante de compreensão da leitura

O projeto visa o desenvolvimento de sistema, por meio de aplicativo, para avaliar e identificar os níveis de fluência de leitura em crianças. Nesta primeira fase, o público-alvo são estudantes que cursam o segundo e o terceiro ano do ensino fundamental. O objetivo é avaliar o desempenho de leitura desse grupo para, a partir das informações coletadas, melhorar o desempenho do aplicativo. “A fluência é um indicador importante da compreensão do que as crianças têm do que estão lendo”, afirma Ana Luiza.

O projeto envolve equipes tanto da área de leitura, da educação, como da área tecnológica, dos docentes, pesquisadores e alunos do ITA. Mobiliza, ainda, pelo menos quatro instituições de ensino superior, com equipes de pesquisa. Há interação com outros profissionais de outras áreas, além de outros pesquisadores da Fonoaudiologia. “O ganho para os alunos é enorme, não só por participarem de um projeto com grande relevância social e educacional, mas também porque seu impacto é significativo”, destaca Ana Luiza.

Segundo ela, essa avaliação já é feita nacionalmente todos os anos, mas de forma convencional, em que o próprio professor ou um grupo de pessoas faz a correção das leituras dos grupos de crianças. A ideia é desenvolver por meio do projeto, com base na interação de várias equipes multidisciplinares, com conhecimento técnico e tecnológico do ITA e de especialistas em fluência de leitura, mecanismo para que essa avaliação possa ser feita de forma automática e em larga escala. Assim, o professor irá gravar a leitura das crianças e, por meio de inteligência artificial e do aprendizado de máquina, essa leitura será analisada automaticamente.