23/09/2021
No dia 4 de setembro, alunos e professores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) se reuniram para discutir inovação na saúde. Foi o primeiro evento presencial “Transformando sua ideia em startup”, organizado pela InovaSanta, a liga de inovação da Faculdade, com o objetivo de despertar nos alunos o pensamento crítico em relação ao planejamento da carreira profissional. “O evento foi um sucesso! Abordou temas de saúde importantes que levaram a soluções inusitadas pelos participantes”, comemora Michael Chow, aluno do segundo ano do curso de Medicina e presidente do InovaSanta.
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Segundo ele, dentre os diversos problemas propostos aos participantes, aquele que mais chamou atenção foi o que se refere à queda de idoso, tendo sido esse problema abordado pela maioria dos grupos, inclusive pelo campeão. “Uma questão importante a ser destacada foi o engajamento dos participantes que estão cursando do 1º ao 6ºano. Eles agora estão começando a enxergar a importância de serem médicos solucionadores de problemas”, disse.
Participaram do InovaSanta o professor Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, vice-reitor da FCMSCSP; Tiago Peres, gerente da Poli-Jr da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo e consultor McKinsey; e Rafael Munerato de Almeida, médico cardiologista formado pela FCMSCSP e fundador da Infinite Educational.
O trabalho “Plano de Saúde baseado em pontos que correspondem a descontos no valor de base”, apresentado pelos estudantes Fernanda Malucelli Favorito, Giovanna Vicente de Freitas e Teofilo Santiago Bombard, foi o vencedor do InovaSanta.
A ideia é implementar um plano de saúde baseado num sistema de pontos que geram descontos no valor base, que podem chegar a 25%. Os pontos serviriam de indicativo do risco de a pessoa precisar acionar o plano de saúde por condições de saúde crônicas ou de alto custo. Assim, hábitos como atividade física, alimentação, tabagismo, etilismo e outras questões comportamentais seriam avaliadas para definir uma escala de desconto no serviço.
“Por exemplo, a atividade física podia ser medida por app, a alimentação, que é mais complicada, poderia ser acompanhada via parceiros, como mercadinhos fit e restaurantes de comida saudável que têm planos de alimentação semanal”, conta Fernanda. “Uma segunda vertente a ser explorada seria para as empresas contratarem o plano como incentivo a adoção de hábitos saudáveis dos colaboradores, não só dentro da empresa, mas incluindo a participação deles em atividades esportivas.”