03/04/2023

Inscrições abertas para bolsistas para o projeto de Iniciação Científica “Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas” O projeto, que é financiado pela CNPq, estará com processo seletivo aberto entre os dias 5 a 14 de abril

faculdade-santa-casa-sp-convoca-aprovados-primeira-chamada-processo-seletivo-2023-vagas-remanescentes-radiologia-sistemas-biomedicos

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, abriu o processo seletivo para bolsistas de Iniciação Científica nesta quarta-feira (5/abr).

Ao todo, são oferecidas três vagas para bolsistas no Projeto de Pesquisa “Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas”, que será coordenado pelo professor Dr. Nivaldo Carneiro Junior, chefe do Departamento de Saúde Coletiva da FCMSCSP, pela professora Dra. Michele Lacerda Pereira Ferrer, docente do Departamento de Atenção Primária à Saúde, e pela professora Dra. Patrícia Martins Montanari, docente do Departamento de Saúde Coletiva.

A principal finalidade da pesquisa será de analisar os determinantes estruturais e intermediários de vulnerabilidade de pessoas idosas — com idade a partir de 60 anos — que moram sozinhas em Regiões Metropolitanas do estado de São Paulo, identificando necessidades e demandas para a rede de atenção à pessoa idosa, contribuindo, deste modo, para formulação de políticas públicas.

As inscrições vão de 5 a 14 de abril de 2023 e devem ser feitas exclusivamente por meio de preenchimento de formulário de inscrição e que será disponibilizado para aqueles que comparecerem, neste período, das 8h às 12h ou das 14h às 16h, na Secretaria do Departamento de Saúde Coletiva, localizada no 6º andar do  prédio da Rua Dr. Cesário Motta Júnior, nº 61.

Neste momento, os alunos interessados também deverão entregar uma cópia do Curriculum Lattes e uma carta, de até duas páginas, explicando os motivos e interesses pela inscrição.

Podem se inscrever alunos regularmente matriculados em qualquer curso de graduação da FCMSCSP, desde que estejam entre o 2º ano e penúltimo ano; estar com Curriculum Lattes atualizado na data da inscrição; não estar inadimplente com nenhum Programa de Iniciação Científica da Instituição; e cumprir integralmente as condições constantes no Termo de Outorga do CNPq.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: nivaldo.carneiro@fcmsantacasasp.edu.br

Saiba mais sobre o Projeto:

>>> Projeto de pesquisa ‘Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas’ coordenado pela FCMSCSP é aprovado pelo CNPq

Leia o edital na íntegra:

>>> EDITAL INICIAÇÃO CIENTÍFICA ‘Pessoas idosas que moram sozinhas: demandas para as políticas públicas’, do CNPq