08/09/2022

Com jornada acadêmica e encontro de mestrado profissional, FCMSCSP dá início à comemoração dos 20 anos do curso de Fonoaudiologia Conteúdo do evento permitirá reflexão sobre a área, por meio de contextualização sobre o passado, atualidade e as perspectivas

O curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) promoverá a partir desta quinta-feira (08/set) a XX Jornada Acadêmica e o VIII Encontro do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana (ver programação completa ao final do texto). Os eventos, que acontecem anualmente visando a atualização científica de alunos e professores, marcam o início das comemorações dos 20 anos do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP. As atividades são destinadas exclusivamente à comunidade acadêmica, e ocorrem no Auditório Dr. Christiano Altenfelder (Rua Jaguaribe, 155 – Vila Buarque – São Paulo – SP).

De acordo com a professora Dra. Noemi Takiuchi, diretora do curso, o conteúdo que será oferecido nas palestras permitirá uma reflexão sobre a área, compreendendo o passado e o que foi conquistado até aqui, além de discutir aspectos importantes do cenário atual e do futuro da profissão. Um dos destaques da programação é a mesa redonda com o tema “Inovação em saúde: Impressão 3D e Plataformas digitais de recursos”, que acontecerá na quinta-feira (08/set), às 11h15. Coordenada pela vice-diretora do curso de Fonoaudiologia, a professora Dra. Marina Padovani (FCMSCSP), a mesa contará com as participações do Prof. Ms. Rafael Eidi Goto (ISCMSP e FCMSCSP) e do Prof. Ms. Felipe Favaro Capeleti (FCMSCSP), diretor e vice-diretor dos Cursos Tecnológicos da FCMSCSP, além do Fgo. Ms. Olavo Panseri Ferreira, criador da Lexicomix.

Faltam profissionais de Fonoaudiologia no mercado

Atualmente, há falta de fonoaudiólogos para atender a demanda do mercado de trabalho, especialmente em cidades grandes como São Paulo. Esse acréscimo na demanda se dá tanto pela ampliação dos campos de atuação profissional, devido ao aumento nos encaminhamentos para a área de fonoaudiologia, como pelo maior reconhecimento profissional. No atendimento privado em saúde, a cobertura maior dos planos em relação a vários quadros que precisam da atuação da fonoaudiologia, tem motivado a absorção de mais profissionais pelas operadoras de saúde — movimento que foi impulsionado com a recente decisão judicial sobre o rol taxativo. “Além disso, temos políticas públicas de saúde em várias áreas que exigem a atuação obrigatória do fonoaudiólogo para cumprir várias políticas de saúde, do bebê ao idoso, tanto na avaliação como na intervenção”, afirma Noemi.

Esse assunto será discutido na mesa “O mercado de trabalho na Fonoaudiologia: cenário atual”, que ocorrerá na quinta-feira (09/set), às 11h15, com a coordenação da profa. Dra. Adriana Gurgueira, da FCMSCSP. A mesa contará com a participação de Fabiane Vassalo, representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 2ª Região; da Fga. Ms. Alcione Campiotto, representando a ISCMSP e a gestão hospitalar; da Fga. Ms. Juliana Postigo Amorina Borges, representando o Instituto ABCD; da Fga. Ms. Miriam Moraes Lavado, representando a Secretaria Municipal de Saúde SP; da Fga. Ms. Camila Rodrigues Barboza de Andrade e da Fga. Ms. Eliane Toyokawa Matsuyama, representando a Clínica Cubo; e da Fga. Beatriz Pinna Massa, da Clínica Viver e Sígnia Aparelhos Auditivos.

Egressos da Faculdade da Santa Casa de SP têm grande procura pelo mercado e remuneração acima da média

De acordo com Noemi, os fonoaudiólogos formados pela Faculdade têm conseguido se inserir em boas oportunidades de trabalho. “Vamos fazer uma discussão sobre a absorção de nossos egressos. É importante destacar que muitos deles têm buscado a qualificação do mestrado para se colocar em posições ainda melhores”, disse. Além disso, segundo ela, há o constante desenvolvimento científico da fonoaudiologia, que tem contribuído para essa parceria entre os profissionais de outras áreas de saúde e da educação, reconhecendo a importância e a relevância da fonoaudiologia na melhora da qualidade de vida das pessoas que têm algum tipo de transtorno na comunicação. “Temos percebido um rápido ingresso de nossos alunos no mercado de trabalho: eles têm sido procurados mesmo antes de se formar, seja para atuar em estágios remunerados, em hospitais e clínicas”, afirma. “Temos um acompanhamento da remuneração dos egressos da FCMSCSP que aponta que o salário pago a eles está acima da média do mercado, o que demonstra um grande diferencial da formação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP para que nossos alunos consigam se colocar nos melhores postos de trabalho.”

XX Jornada Acadêmica do Curso de Fonoaudiologia e
VIII Encontro do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana

Programação:

Quinta-feira (08/set)
8h – Recepção
8h30 – Mesa de abertura
9h – Curso de Graduação em Fonoaudiologia FCMSCSP: 20 anos fazendo história
– Participantes: Profa. Dra. Katia de Almeida (FCMSCSP), Profa. Dra. Ana Luiza Navas (FCMSCSP), Profa. Dra. Noemi Takiuchi (FCMSCSP)
10h30 – Intervalo
11h – Apresentação musical
Talentos do Curso de Fonoaudiologia FCMSCSP
11:15 – Inovação em saúde: Impressão 3D e Plataformas digitais de recursos
– Coordenação: Profa. Dra. Marina Padovani (FCMSCSP)
– Participantes: Prof. Ms. Rafael Eidi Goto (ISCMSP e FCMSCSP), Prof. Ms. Felipe Favaro Capeleti (FCMSCSP), Fgo. Ms. Olavo Panseri Ferreira (Lexicomix)
12h30 – Intervalo para almoço
13h30 – Oficina de Técnicas vocais (Auditório Prof. Paulo Ayrosa)
Participantes: Profa. Dra. Marina Padovani (FCMSCSP), Profa. Dra. Marta de Assumpção Andrada e Silva (FCMSCSP), Profa. Ms. Miriam Moraes Lavado (SMS e FCMSCSP)
13h30 – Oficina de Simulação de procedimentos audiológicos (Anf Prof. Christiano Altenfelder)
– Participantes: Profa. Dra. Caroline Nunes Rocha Muniz (FCMSCSP), Profa. Dra. Katia de Almeida (FCMSCSP

Sexta-feira (09/set)
8h – Recepção
8h30 – O mercado de trabalho na Fonoaudiologia: cenário atual
– Coordenação: Profa. Dra. Adriana Gurgueira (FCMSCSP)
– Participantes: Representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 2ª Região, Fga. Ms. Alcione Campiotto (ISCMSP e FCMSCSP), Fga. Ms. Juliana Postigo Amorina Borges, Instituto ABCD e FCMSCSP), Fga. Ms. Miriam Moraes Lavado (Secretaria Municipal de Saúde SP e FCMSCSP), Fga. Ms. Camila Rodrigues Barboza de Andrade (Clínica Cubo), Fga. Ms. Eliane Toyokawa Matsuyama (Clínica Cubo)
10:30 – Intervalo
11h – Apresentação do Centro Acadêmico “Maria do Carmo Redondo”
Participantes: Ac. Marina Daspett (CAMCR) e Ac. Barbara Daspett (CAMCR)
11h30 – Uma década do Mestrado Profissional em Saúde da Comunicação Humana
Participantes: Profa. Dra. Katia de Almeida (FCMSCSP) e Profa. Dra. Ana Luiza Navas (FCMSCSP)
12h15 – Sorteios
12:30 – Almoço
13h30 – Oficina de Reabilitação Vestibular (Auditório Prof. Paulo Ayrosa)
Palestrante: Profa. Dra. Lúcia Nishino (ISCMSP e FCMSCSP)
13:30 – Oficina Jogos de Linguagem – redes semântico-lexicais (Anf Prof. Christiano Altenfelder)
Participantes: Profa. Dra. Noemi Takiuchi (FCMSCSP), Profa. Ms. Aline Andriotti de Moraes (FCMSCSP), Fga. Ms. Ana Luiza Morrone Gebara (FCMSCSP) e
Fga. Esp. Izabelle Regina Vasconcelos (FCMSCSP)