18/04/2022

Médico formado na segunda turma de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo expõe no hall da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho  Exposição “Desenho enquanto pensamento e como cura”, de José Luiz Pistelli, tem visitação gratuita entre 9 de 30 de maio no hall da FAVC

A Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC) e a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) têm a satisfação de convidar para a exposição “Desenho enquanto pensamento e como cura” de José Luiz Pistelli, que traz 22 desenhos originais restaurados. Com 80 anos completados este ano, Pistelli é ainda extremamente atuante, médico nas especialidades de ortopedista e cirurgia, desenhista e artista.

A abertura da exposição será realizada no dia 9 de maio de 2022, às 10h, tendo como local o anfiteatro da FAVC, localizado na Rua Doutora Veridiana, 55 – Santa Cecília – São Paulo-SP. A visitação é aberta ao público e gratuita. A exposição de José Luiz Pistelli “Desenho enquanto pensamento e como cura”, tem a curadoria de Marcelo Salles e produção de Mariana Porto.

Ainda no dia 9 de maio, às 12h, o autor, que é egresso da segunda turma do Curso de Medicina da FCMSCSP conversará com os convidados sobre sua obra, sendo que, após esse momento, estará aberta a visitação que poderá ser realizada até o dia 30 de maio de 2022, das 10h às 17h.

Na exposição, Pistelli se reencontra com sua história na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo 

Na exposição, o médico, desenhista e artista se reencontra com sua história na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Na fotografia, da esquerda para a direita, Márcia Gadioli, Marcelo Salles, José Luiz Pistelli e Mariana Porto (Divulgação/Arquivo pessoal)

Na exposição, o médico, desenhista e artista se reencontra com sua história na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Na fotografia, da esquerda para a direita, Márcia Gadioli, Marcelo Salles, José Luiz Pistelli e Mariana Porto (Divulgação/Arquivo pessoal)

De acordo com a produtora da exposição, Mariana Porto, apresentar as obras na instituição onde Pistelli se formou, e pela qual tem muito respeito e carinho, tem um grande valor afetivo para o autor. “Será apresentado um material extremamente precioso desenvolvido durante 50 anos de dedicação ao desenho junto a sua trajetória profissional, em que o desenho é parte atuante em procedimentos cirúrgicos, recuperação e tratamento/relação entre médico e paciente”, disse.

Em 1969, José Luiz Pistelli graduou-se em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, integrando a segunda turma. Possui Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia no Pavilhão Fernandinho Simonsen da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1972). Também é Especialista em Ortopedia e Traumatologia da Associação Médica Brasileira e a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (1973). Atualmente, é médico Cadastrado do Corpo Clínico da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.

Em novembro de 2011, o Dr. José Luiz Pistelli foi entrevistado no Projeto Santa Memória. Num dos trechos mais marcantes do seu depoimento ele diz que “Medicina é um aprendizado diário.” Talvez por isso Pistelli goste tanto de desenhar.

Serviço

O quê: Exposição “Desenho enquanto pensamento e como cura”, de José Luiz Pistelli
Onde: Sede da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), localizado na Rua Doutora Veridiana, 55 – Santa Cecília – São Paulo-SP
Quando: De 9 a 30 de maio de 2022, das 10h às 17, sendo que no dia 9 de maio, às 10h, ocorrerá a abertura da exposição, tendo como local o anfiteatro da FAVC
Horário: Das 10h às 17h
Como participar: A visitação é aberta ao público e gratuita
Contato para mais informações: Mariana Porto (marianapporto@gmail.com)