18/05/2022

Professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de SP fala sobre os riscos da queda na cobertura vacinal infantil no Brasil O professor Dr. José Cassio de Moraes alerta para o alto risco de paralisia infantil e outras doenças extintas no passado, se a cobertura vacinal continuar em queda

O professor Dr. José Cassio de Moraes, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), participa de pesquisa inédita sobre a queda da cobertura vacinal infantil no Brasil. O trabalho se iniciou a pedido do Ministério da Saúde a fim de procurar os motivos desta queda.

A pesquisa coordenada pelo professor da FCMSCSP surgiu como um alerta a todos para garantir a proteção, por meio da vacina, das crianças brasileiras contra doenças que já foram extintas. Entre outros dados, o estudo aponta que 18,2% dos pais entrevistados disseram ter medo de reações e 14% acham desnecessário vacinas contra doenças erradicadas.

Em 10 de maio, o professor foi entrevistado pelo Jornal Nacional (Rede Globo) quando falou sobre o trabalho. O pesquisador enfatiza a necessidade de ampliar a divulgação científica para combater as falsas crenças sobre a vacinação. “A verdade vai se estabelecer quando a gente divulgar dados confiáveis para a população. Um ponto vital para o programa é que façam uma comunicação que atinja todos os tipos e meios de divulgação”, aponta Cassio.

Considerada como uma das pesquisas mais completas sobre o assunto, ela foi realizada nas 27 capitais e em 11 cidades do interior, entrevistando 31 famílias sobre 15 vacinas obrigatórias a serem aplicadas nos primeiros 24 meses da criança.

Assista a matéria.