01/12/2022

Professor e aluno dos cursos doutorado e mestrado em Pesquisa em Cirurgia da Faculdade da Santa Casa de SP apresentam trabalhos no Congresso Europeu de Hérnia Trabalhos de Pedro Henrique de Freitas Amaral, do Departamento de Cirurgia do Curso de Medicina e do aluno do curso de Mestrado em Pesquisa em Cirurgia, Eduardo Rullo Maranhão Dias, destacados no evento internacional

O professor Me. Pedro Henrique de Freitas Amaral, do Departamento de Cirurgia do Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), apresentou dois trabalhos no Congresso Europeu de Hérnia, realizado de 18 a 21 de outubro em Manchester, na Inglaterra. As apresentações dos trabalhos foram realizadas em conjunto com o aluno do curso de Mestrado em Pesquisa em Cirurgia da FCMSCSP, Eduardo Rullo Maranhão Dias, que é cirurgião do Grupo de Parede Abdominal e do Serviço de Emergência da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Pedro Henrique de Freitas Amaral (D) e Eduardo Rullo Maranhão Dias durante o EHS 2022

No evento, que contou com a participação de autoridades mundiais da cirurgia de parede abdominal, foram apresentados trabalhos sobre reconstrução de parede abdominal com uso de toxina botulínica e sobre cirurgia robótica em hérnia inguinal. O congresso é promovido anualmente pela Sociedade Europeia de Hérnia, trazendo discussões acadêmicas relevantes com foco no dia a dia da prática clínica, apontando as novidades no setor em termos mundiais.

Parte dos trabalhos foi publicada na seção destinada ao congresso no British Journal of Surgery

Os trabalhos apresentados fazem parte da linha de pesquisa com toxina botulínica, que estão inseridos nos trabalhos de dissertação de mestrado do Dias e na tese de Amaral, que é doutorando do Curso de Pesquisa em Cirurgia da Faculdade da Santa Casa de SP. Parte das apresentações foram publicadas no British Journal of Surgery, na seção exclusiva dedicada ao Congresso. “Eventos como esse são uma oportunidade para revisitarmos nossa abordagem técnica e cirúrgica, confrontando-a com os tratamentos mais atuais que se tem ao redor do mundo”, destaca Amaral. “Podemos trazer várias ideias novas e incorporá-las em nossa rotina. Se fizermos isso com consistência, atualizando nossos manuais, conseguiremos manter nosso serviço equiparável a centros internacionais importantes. Isso é diretamente convertido em melhorias no tratamento de nossos pacientes ao longo do tempo.”

O trabalho sobre o preparo de pacientes com hérnia ventral complexa com toxina botulínica é um estudo prospectivo pioneiro no Brasil. Frequentemente, os pesquisadores têm sido convidados para apresentar o protocolo desenvolvido, que tem sido bastante aceito. A norma trata das alterações na cavidade abdominal, medidas tomográficas e cálculos volumétricos, além de mostrar nossos resultados de pós-operatório. Sobre esse estudo, três artigos devem ser publicados nos próximos meses.

Já a segunda apresentação foi sobre hernioplastia inguinal com cirurgia robótica para casos específicos de recidiva que haviam sido operadas previamente por laparoscopia. De acordo com Amaral, provavelmente trata-se da maior série de casos com esta abordagem publicada. “Descrevemos a nossa proposição técnica passo a passo, além de mostrar alguns possíveis mecanismos de recidiva — que na maioria das vezes podem ser melhor entendidos quando se re-opera o paciente pela mesma via. Além disso , mostramos os nossos resultados de longo prazo com esta técnica”, disse.

Grupo de Parede Abdominal da Santa Casa de SP tem reconhecimento internacional

Pedro Henrique de Freitas Amaral apresentando o trabalho sobre o preparo de pacientes com hérnia ventral complexa com toxina botulínica, que é um estudo prospectivo pioneiro no Brasil

O grupo de Parede Abdominal da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo tem relação estreita com as sociedades Europeia e Americana de Hérnia, da qual o professor Dr. Sergio Roll, do Departamento de Cirurgia do Curso de Medicina da Faculdade da Santa Casa de SP, é ex-presidente. Há vários anos os integrantes do grupo têm participado de mesas, apresentações e moderação em congressos. Em 2018, o grupo recebeu o prêmio de “Melhor artigo publicado”. Já em 2019, Roll recebeu a maior honraria da sociedade americana, pela sua notável atuação na cirurgia da hérnia. Em 2021, foram autores em um livro publicado na Alemanha, sobre técnica cirúrgica, onde mostram parte do trabalho realizado na Santa Casa.

Segundo o professor Pedro Henrique de Freitas Amaral, a cirurgia de parede abdominal vem passando por um processo importante de qualificação, com a adoção de novas técnicas que oferecem resultados cada vez mais satisfatórios. Há algum tempo atrás, a cirurgia da hérnia geralmente obtinha êxito quando um orifício era fechado. Já atualmente, a perspectiva é de restabelecer a fisiologia da parede abdominal, o que tem implicação direta na qualidade de vida do paciente. “Hérnias cada vez maiores e mais desafiadoras – que no passado não tinham bons tratamentos – passaram a ser operadas, com bom grau de satisfação”, constata. “O bloqueio muscular com Toxina botulínica é uma ferramenta interessante que vem auxiliando na complacência do abdômen e permite o tratamento de hérnias volumosas.