15/07/2021

Conheça o Programa de Mentoria 2021 Com foco em interdisciplinaridade, humanização e pensamento crítico, iniciativa quer auxiliar alunos na definição dos rumos da trajetória profissional

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) lança o “Programa de Mentoria 2021”. A iniciativa, que terá início no mês de agosto, pretende que os alunos da instituição tenham visão crítica e humana para atuação na assistência e no desenvolvimento de suas trajetórias profissionais. Para além da sala de aula, a ideia é unir pessoas da área da saúde com diferentes vivências e possibilitar a troca de experiências. Com isso, estarão mais preparadas para atuação interprofissional e para o mercado de trabalho.

Com a proposta, os alunos de todos os cursos de graduação — Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Tecnologia em Radiologia e Tecnologia de Sistemas Biomédicos —, independentemente do período que estejam cursando, terão a oportunidade de aperfeiçoar sua experiência por meio do incentivo ao relacionamento acadêmico, da troca de saberes e da compreensão de visões complementares ou diferentes sobre os desafios da prática assistencial.

“O Programa de Mentoria é mais uma opção na formação profissional, e acreditamos que a troca entre mentor e mentorado será gratificante”, destaca a professora Dra. Rosane Lowenthal, do Programa de Saúde Mental da FCMSCSP. “Queremos provocar os alunos na tomada de decisões conscientes na vida profissional e pessoal, não só na assistência, mas no planejamento de suas carreiras.”

Inspirado na literatura científica sobre o processo de mentoria, o programa pretende, também, qualificar o percurso de aprendizado, incentivando de modo prático as relações na comunidade acadêmica e na sociedade, reafirmando e consolidando valores que estão no DNA da Faculdade. “Queremos melhorar permanentemente a formação de nossos alunos, oportunizando o acesso a uma visão mais humana e, ao mesmo tempo, mais crítica, além de prepará-los para a nova realidade do trabalho interprofissional”, disse.

O que é o Programa de Mentoria da Faculdade da Santa Casa?
É o projeto que integra alunos de todos os cursos de graduação e professores voluntários. A mentoria apresenta comprovação científica, tendo como principais objetivos:

  • Ajudar o aluno a enxergar a real perspectiva sobre a prática profissional;
  • Estimular discussões sobre aspectos da vida acadêmica de modo a favorecer a identificação de ações de suporte adequadas, as relações professor-aluno, aluno-aluno, e o convívio interpessoais em geral, além da atuação em equipes multiprofissionais e
  • Contribuir para a incorporação de novos valores e visão mais interprofissional.
    Os grupos, compostos por dez alunos e o mentor, serão diversos, com estudantes de todos os cursos. Os encontros devem acontecer uma vez por mês. Além disso, os alunos poderão escolher seus mentores.

Quem pode participar?
Alunos de todos os cursos de graduação (Enfermagem, Fonoaudiologia, Medicina, Tecnologia em Radiologia e de Tecnologia de Sistemas Biomédicos), independentemente do período que estejam matriculados.

Como participar?
Cada aluno deverá escolher dois professores mentores, em link de inscrição que será disponibilizado posteriormente.
A primeira escolha será prioritária. Contudo, caso o grupo deste(a) professor(a) mentor(a) escolhido(a) esteja com as vagas preenchidas, o aluno participará do grupo escolhido como segunda opção.

Como funciona e quando acontecem os encontros?
A partir do mês de agosto, haverá um encontro mensal, com dia da semana e horário fixos, sempre às 17h (ex.: quartas-feiras, às 17h). As datas de início serão informadas ao grupo diretamente pelos mentores.

Qual é o prazo de inscrição?
As inscrições para o ano de 2021 acontecerão de 20 de julho a 4 de agosto de 2021, por meio deste link.