Um Legado de Excelência
Construído por Pessoas

O que torna algo excelente? Excelência é caracterizada por qualidade superior. Em uma faculdade, isso é avaliado pela qualidade de ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura, mas, principalmente, pela qualidade dos egressos.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) construiu um legado de excelência que se manifesta nos profissionais que formamos. Acreditamos que a faculdade é a soma de todos que aqui estão e por aqui passaram.

Contamos com profissionais que se dedicam com afinco à Instituição, alunos dedicados, egressos que se formaram e seguiram carreiras brilhantes em outras instituições, sendo que alguns mantém até os dias de hoje uma conexão estreita com a faculdade. Todos nos ajudaram a chegar até aqui.

Por isso, para celebrar nossos 60 anos, escolhemos homenagear aqueles que construíram o nosso legado. É impossível listar todos os colaboradores e os mais de 7 mil profissionais de saúde que formamos, mas esperamos, por meio de alguns personagens, representar todos que contribuíram ao longo desses 60 anos.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. José Soares Hungria Neto

O Prof. Dr. José Soares Hungria Neto é docente adjunto da FCMSCSP, onde se formou na 3ª turma de Medicina e realizou seu Doutorado em Pesquisa em Cirurgia. Um dos pioneiros no tratamento cirúrgico das fraturas no Brasil, Dr. José Hungria é um dos responsáveis por trazer a AO Trauma para América Latina, sendo uma referência em Ortopedia.

Orgulho de ser Santa

Profª Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna

Profª Dra. Maria José Carvalho Sant’Anna se formou na 12ª turma de Medicina da FCMSCSP, onde concluiu seu mestrado e doutorado. Ela é a primeira chefe do Departamento de Atenção Primária à Saúde, cujo setor centraliza o cuidado na pessoa e o ensino no aluno. Especialista em Pediatria, Maria José foi responsável pela Clínica de Adolescência e pelo Internato de Pediatria por muitos anos, tornando-se referência na área.

Orgulho de ser Santa

Profa. Dra. Rita Barradas Barata

A Profa. Dra. Rita de Cássia Barradas Barata é docente adjunta da FCMSCSP, onde se formou na 8º turma de Medicina. É uma referência na área da Epidemiologia, recebeu medalha do mérito de Oswaldo Cruz, categoria ouro, por relevantes serviços prestados à saúde pública brasileira. Atualmente é uma das coordenadoras de pesquisa sobre a cobertura vacinal infantil, estudo feito a pedido do Ministério da Saúde.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Renato Pescarolo Zan

O Prof. Dr. Renato Pescarolo Zan é docente da FCMSCSP, onde se formou na 6º turma de Medicina. Especialista em Pediatria, o Dr. Renato implantou a residência de Pediatria no Hospital Matarrazo, onde também foi chefe do Serviço de Neonatalogia e Maternidade. Dr. Renato é pioneiro na especialidade da Herbiatria da FCMSCSP e Presidente da AVISA da ISCMSP.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Carlos Alberto Herrerias de Campos

Formado na a 5º turma, é doutor em Otorrinolaringologia, foi professor titular da FCMSCSP e médico na ISCMSP, onde foi chefe de departamento por 7 anos. Por 12 anos, ocupou cargos nas Diretorias da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (hoje ABORL-CCF) e foi coeditor do seu primeiro Tratado. Atualmente é membro do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral

Prof. Dr. Luiz Henrique Amaral é o Vice-Diretor da FCMSCSP, onde também é Professor Adjunto e Diretor Secretário. Atuou em vários cargos de liderança em diversas instituições, como a FAVC e CEUNSP, e como Avaliador Institucional do MEC. Dr. Luiz se destaca nas áreas de Gestão e Liderança Universitária, Física e Tecnologia da Informação, auxiliando com as melhorias na FCMSCSP.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Carlos Sérgio Chiattone

Prof. Dr. Carlos Sérgio Chiattone é professor titular da FCMSCSP, onde se formou na 7ª turma de Medicina. Referência na área de Hematologia, ele já foi presidente da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia. Atualmente auxilia de forma técnica a Hemorrede da Secretaria do Estado de São Paulo.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Samir Rasslan

Aluno da 1º turma, foi professor Titular de Cirurgia da FCMSCSP e dirigiu o PS de Cirurgia da Santa Casa por 15 anos. Na FMUSP, tornou-se Professor Titular (2005), foi Chefe do Depto. de Cirurgia (2009-2013) e atualmente é Professor Titular Sr. Eleito para a Academia Nacional de Medicina (2012), é membro Colégio Americano de Cirurgiões e da Associação Americana de Cirurgia do Trauma entre muitos outros.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi

Prof. Dr. Marco Aurélio Palazzi Sáfadi é chefe do Departamento de Pediatria da FCMSCSP, onde se formou na 18ª turma de Medicina. Referência na área de Pediatria e Infectologia, no ano de 2022, o Dr. Marco Aurélio foi homenageado pelo Governo do Estado de São Paulo, e pela FAVC por sua atuação no combate à Covid-19.

Orgulho de ser Santa

Profa. Dra. Carmen Lucia Penteado Lancellotti

Profa. Dra. Carmen Lucia Penteado Lancellotti é professora titular do Departamento de Patologia do curso de Medicina da FCMSCSP, onde se formou na 5ª turma. Recebeu o título de “Professora Emérita” concedido pela Sociedade Brasileira de Patologia (SBP). Possui mestrado e doutorado em Patologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Valdir Golin

Formado na 4º turma, o Prof. Golin foi o primeiro ex-aluno a exercer a Diretoria Clínica dos Hospitais da Irmandade por 9 anos. Foi também Coordenador Clínico do Pronto Socorro Central da Santa Casa durante 30 anos. Como professor, foi presidente da comissão de residência médica. Posteriormente, como diretor da Faculdade de Medicina, entre as diversas melhorias, aboliu o trote e implantou o programa de recepção e integração do 1º ano. Atualmente é Professor Adjunto da FCMSCSP.

Orgulho de Ser Santa

Prof. Dr. Ernani Rolim

Formado na 2º turma, foi professor adjunto da Faculdade e o mais longevo diretor da Instituição (12 anos). Foi presidente da Sociedade de Gastroenterologia de São Paulo e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica. Sua gestão na FCMSCSP foi marcada pela aprovação dos cursos de Enfermagem e Fonoaudiologia e pelos excelentes resultados nas avaliações do MEC.

Orgulho de ser Santa

Profa. Dra. Helena Maria Calil

Profa. Dra. Helena Maria Calil é graduada pela 5ª turma de Medicina, da FCMSCSP; Doutora em Farmacologia (área de Psicofarmacologia) pela Escola Paulista de Medicina, São Paulo; Pós-Doutorado na Universidade de Stanford e no Instituto de Saúde Mental dos Estados Unidos; Livre Docente em Psiquiatria pela Unifesp e Profa. Titular de Psicofarmacologia, Depto. de Psicobiologia da Unifesp.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. José Mendes Aldrighi

Formado na 4ª turma, o Prof. Dr. José Mendes Aldrighi é Professor Titular e Coordenador da Graduação da FCMSCSP. Referência na área de Ginecologia, já editou dez livros sobre Saúde da Mulher e fundou a Área de Ginecologia do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Coração da Mulher do InCor da FMUSP. Com uma vasta experiência na área acadêmica, Dr. Aldrighi tem o título de Livre-docente e já ministrou mais de 1500 aulas para graduandos de Medicina e mais de 1110 conferências como convidado nacional e internacional.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Sergio Tufik

Se formou na 5º turma e é um dos pioneiros e líderes mundiais na produção científica em sono. É professor titular na Unifesp e fundador do Instituto do Sono, o maior centro de estudo nesta área do mundo.

Orgulho de ser Santa

Dra. Patrícia Tereza Leão de Sousa Torigoe

Formada na XX Turma de Medicina, foi a idealizadora do Congresso Médico Acadêmico da Santa Casa de São Paulo (CoMASC), realizando a primeira edição em 1983. Especializou-se em Hematologia pela FCMSCSP, onde também realizou sua residência médica. Tem aperfeiçoamento em Onco-Hematologia pela Dana-Farber Cancer Institute, Harvard Medical School. Patrícia participou de diversos congressos brasileiros e internacionais, além de produzir inúmeras pesquisas importantes sobre a área de Hematologia.

Orgulho de ser Santa

Dra. Beatriz Rizkallah Alves

Dra. Beatriz se formou na 52ª turma de Medicina e teve a oportunidade de realizar intercâmbios para o exterior. Ela se especializou em Clínica Médica na USP, onde recebeu honraria ao mérito no combate ao Covid-19. Voltou a FCMSCSP como preceptora dos alunos do 5º e 6º e atualmente faz residência no hospital Mass General Brigham, nos EUA.

Orgulho de ser Santa

Gustavo Motta Mil Homens

Gustavo Motta Mil Homens é aluno da 58ª Turma de Medicina. Gustavo é um dos idealizadores do Cursinho Areguá, cursinho popular preparatório pré-vestibular, onde foi diretor e professor nas gestões 2021-2022. Atualmente, está atuando como bolsista no PET-Saúde.

Orgulho de ser Santa

Sara Carolina Vieira Terra

Sara Carolina Vieira Terra é aluna da 58ª Turma de Medicina. Com uma rica experiência no meio acadêmico, foi membro do Departamento Científico Manoel de Abreu, onde pode organizar o CoMASC, e do Centro Acadêmico Manoel de Abreu. Foi bolsista de Iniciação Científica, Monitora de Morfologia e, em 2022, participou do "Pesquisadores do Futuro". Atualmente é membro do Cambridge Centre for International Research (CCIR), selecionada para a vaga de pesquisa em Emerging Topics in Engineering Biotechnology: From CRISPR to Cloning, da University of California in Berkeley (UC Berkeley).

Orgulho de ser Santa

Liliane Resende Laviano

Liliane Resende Laviano se formou em Fonoaudiologia em 2009 pela FCMSCSP, onde também fez seu mestrado. Referência no atendimento especializado a crianças com TEA e com Apraxia da Fala, Liliane estruturou e implantou o Serviço de Fonoaudiologia das Obras Sociais do Mosteiro São Geraldo de São Paulo. Atualmente, atende em consultório particular e encontra-se em certificação do Modelo Jasper pela UCLA.

Orgulho de ser Santa

Taís de Abreu Ferro

Taís de Abreu Ferro é Professora Instrutora da FCMSCSP, onde se formou em Enfermagem, em 2011. Durante sua graduação, atuou no Centro Acadêmico Madre Maria Gabriela Nogueira e na Liga de Cuidados Intensivos com o Recém-nascido de Alto Risco. Especialista em Neonatologia, Tais realizou um intercâmbio em Londres durante sua pós-graduação, onde pode visitar Hospitais Paliativos.

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci

O Dr. José Eduardo Lutaif Dolci é Professor Titular, Professor da Pós-graduação e Reitor da FCMSCSP desde 2020. Liderança no setor médico, já foi membro da Diretoria International Federation of Othorrinolaringology Societies e Presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial. Atualmente é Diretor Científico da Associação Médica Brasileira (AMB).

Orgulho de ser Santa

Prof. Dr. Irineu Massaia

Prof. Dr. Irineu Massaia foi aluno bolsista da FCMSCSP, onde se formou na 32º turma de Medicina. Além de ocupar vários cargos de liderança no hospital da Santa Casa, onde foi superintendente, é professor adjunto de Infectologia e Vice-reitor na FCMSCSP. Dr. Irineu também se destaca como empreendedor, tendo fundado duas Healthtechs - Salú e IonMedicine, e é conselheiro da Opy Health.

Linha do tempo

A tradição da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo como hospital-escola data do início do século XIX, quando médicos paulistas, graduados no Rio de Janeiro, na Bahia ou na Europa, ensinavam Medicina ou Cirurgia (na época separavam as atividades) na instituição.

O Hospital da Santa Casa foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no Estado de São Paulo. Da Santa Casa, nasceu, em 1934, a Faculdade de Medicina da USP, onde os alunos se dividiram entre as duas instituições de acordo com a matéria e assim permaneceu até a inauguração dos hospitais das Clínicas, em 1944. Enquanto aguardavam a inauguração do Hospital São Paulo, alunos da Escola Paulista de Medicina também estudaram na Santa Casa.

A partir de 1946, iniciou-se uma campanha para que o Hospital da Santa Casa voltasse a ser um hospital-escola. Em 1962, após sugestão do Doutor Christiano Altenfelder, provedor da Santa Casa, foi criada a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, cuja função foi criar e manter a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, que, finalmente, foi inaugurada em 1963.

Confira os principais acontecimentos da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) em torno desses 60 anos de legado e um pouco sobre o que ainda virá.

1543
1551
1553
1562
1716
1780
1884
1912
1913
1934
1936
1944
1946
1950
1952
1954
1956
1962
1963
22/04
Maio
1963
24/05
03/10
12/01
1973
1976
1982
1985
1990
1993
1999
2000
2000
2012
24/05
30/08
14/04
2017
2018
2019
09/10
2021
23/04
30/11
2022
28/04
28/04
12/07
18/11
11/08
2023

Hospital de todos os Santos

Inauguração da primeira Santa Casa localizada no Brasil: a Santa Casa de Misericórdia de São Vicente, fundada por Brás Cubas

Vila de Piratininga

O jesuíta Anchieta chegou na Vila no planalto de Piratininga com o objetivo de cristianizar os nativos junto com o Padre Manoel da Nóbrega da região

São Paulo

Anchieta fundou o Colégio da Vila, com o objetivo de educar os nativos, mas, também, de ter um local para celebrar missas. Na inauguração, o jesuíta fez a missa em homenagem ao apóstolo São Paulo, fundando, também, a Vila de São Paulo de Piratininga

Misericórdia de São Paulo

Anchieta menciona, pela primeira vez, uma confraria no Colégio da Vila de Piratininga. Esta confraria demarca a inauguração do que hoje é conhecida como Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Largo da Misericórdia

Com o crescimento da Vila e, consecutivamente, da Confraria, foi necessário alterar o local do Hospital. Este novo espaço foi conhecido como Largo da Misericórdia, no cruzamento da Rua Direita, atualmente conhecido como Praça da Sé

Ensino Médico

A Misericórdia alterou sua sede para o bairro da Liberdade, na Rua da Glória. Nesta época, já havia registros de que os médicos do Hospital ensinavam aos jovens sobre medicina e cirurgia. Na época, estes alunos moravam ao lado do Hospital, atualmente chamada de Rua dos Estudantes

Santa Casa de São Paulo

Foi inaugurado o prédio da Irmandade na arquitetura e local que conhecemos atualmente. Na época, o bairro era conhecido como “Chácara do Arouche”. Naturalmente, os estudantes também migraram seus estudos para este local

Criação do hospital-escola

Devido ao pedido feito pelo governador da época e com a aprovação da Santa Casa de São Paulo, o Diretor Clínico do Hospital, Doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, apresentou à Provedoria da Irmandade um projeto que dava forma ideal ao ensino da Ciência Médica na Santa Casa de São Paulo

Ensino médico

Com a aprovação do projeto, iniciou-se o ensino médico no Estado, na então conhecida como Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo. Desse modo, o Hospital da Santa Casa foi o primeiro local a formar médicos e cirurgiões no Estado de São Paulo

Criação da USP

Com a criação da USP, alguns alunos da Santa Casa passaram a ter algumas disciplinas tanto no Arouche, quanto na Faculdade de Medicina da USP

Integração de escolas médicas

Alunos da Escola Paulista de Medicina, que hoje integra a Unifesp, também circulavam pelos góticos corredores da Santa Casa enquanto enquanto aguardavam a inauguração do seu Hospital-Escola, que estaria localizado na Vila Clementino

Hospital das Clínicas

Início das atividades da primeira unidade hospitalar construída exclusivamente para o ensino do país. A partir desta data, os estudantes de Medicina não mais circulavam pela Santa Casa

Memorial dos Médicos

O professor Nairo Trench manifesta-se contrário sobre a falta de ensino no hospital

Memorial dos Médicos

O professor Oscar Monteiro de Barros, após viagem para diversos hospitais do mundo, reforça a necessidade e possibilidade de transformar a Santa Casa novamente em uma escola

Memorial dos Médicos

O doutor Walter Maffei, contratado pela Irmandade, comenta: “A Santa Casa de São Paulo tem e sempre terá o destino inequívoco de ser uma educadora”

Comissão de Ensino

Após manifestos, a Diretoria Clínica do Hospital cria uma Comissão de Ensino a fim de pensar em uma Escola na Santa Casa, voltada ao aperfeiçoamento dos médicos

Retorno do ensino atrelado à assistência

O Conselho Técnico da Irmandade enviam ofício à Mesa Administrativa para retornar com o ensino médico básico no Hospital

 

 

FAVC

Após sugestão do Doutor Christiano Altenfelder, provedor da Santa Casa, a Mesa Administrativa criou a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, cuja função teve de criar e manter a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

 

 

Criação da Faculdade

O Dr. Christiano Altenfelder Silva anunciou em reunião da Mesa Administrativa a aprovação da criação de uma Faculdade inserida dentro do Hospital. Nesta data, também ocorre o Jubileu de Ouro da Faculdade de Medicina da USP

 

 

Homologação

Foi assinada a homologação de funcionamento da Faculdade pelo Ministro da Educação da época, o Doutor Theotônio Monteiro de Barros Filho

 

 

Inauguração da Faculdade Santa Casa

Realização do vestibular e planejamento da grade curricular, em especial do Internato, da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

 

 

Emílio Athiê

O mandato do professor Dr. Emílio Athiê como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 1963 a 1972

 

 

Aula Magna

Aula Magna inaugural da fundação da FCMSCSP, ministrada pelo Professor Pedro Calmon, Reitor da Universidade do Brasil, sobre o tema “A misericórdia, berço do ensino médico do Brasil”

 

 

Entidade Estudantil

Criou-se o Centro Acadêmico Manoel de Abreu, entidade que representa os alunos de Medicina da Instituição

 

 

1º Turma de Formandos

Nesta data ocorreu a colação de grau da primeira turma de Medicina da FCMSCSP

 

 

Diretor Jacob Renato Woiski

O mandato do professor Dr. Jacob Renato Woiski como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 1973 a 1975

 

 

Diretor Adauto Barbosa Lima

O mandato do professor Dr. Adauto Barbosa Lima como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 1976 a 1981

 

 

Diretor Orlando Jorge Aidar

O mandato do professor Dr. Orlando Jorge Aidar como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 1982 a 1984

 

 

Diretor Waldemar de C. P. Filho

O mandato do professor Dr. Waldemar de C. P. Filho como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 1985 a 1989

 

 

Diretor Stanilau Krynski

O mandato do professor Dr. Stanilau Krynski como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 1990 a 1992

 

 

Diretor João Fava

O mandato do professor Dr. João Fava como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 1993 a 1999

 

 

Diretor Ernani Geraldo Rolim

O mandato do professor Dr. Ernani Geraldo Rolim como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 1999 a 2011

 

 

Novos cursos

O Ministério da Educação aprovou a criação do curso de Enfermagem. Considerado com conceito “A” pelo MEC, o curso iniciou suas atividades didáticas em 2001

 

 

Novos cursos

Foi aprovado o curso de graduação em Fonoaudiologia, com início em 2002, também considerado excelente pelo MEC

 

 

Diretor Valdir Golin

O mandato do professor Dr. Valdir Golin como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 2012 a 2017

 

 

50 anos da FCMSCSP

O mandato do professor Dr. Valdir Golin como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 2012 a 2017

 

 

Cursos Tecnológicos

O Ministério da Educação autoriza a criação dos cursos de Tecnologia em Radiologia e Tecnologia em Sistemas Biomédicos. As atividades iniciaram-se em 2015

 

 

Inauguração do Novo Prédio da Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo

 

 

Diretor Paulo Carrara de Castro

O mandato do professor Dr. Paulo Carrara de Castro como Diretor da FCMSCSP ocorreu entre os anos 2017 a 2020

 

 

INEP

O curso de Enfermagem recebeu nota máxima no INEP

 

 

Santa Memória

Publicação do livro “Santa Memória”, em homenagem às 50 turmas formadas no curso de Medicina. A 50ª turma se formou em 21 de dezembro de 2017

 

 

SAEME

A Faculdade foi acreditada pelo Sistema de Acreditação de Escolas Médicas, o Saeme. O selo de certificação comprova a excelência da faculdade em âmbitos acadêmicos, de qualidade de gestão e infraestrutura

 

 

O atual Diretor da FCMSCSP, o professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci iniciou seu mandato em 2021

 

 

Nota máxima no MEC

A FCMSCSP recebeu nota máxima no MEC, ou seja, foi classificada na faixa 5 do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição, indicador de qualidade da educação superior

 

 

Centro Desportivo

A FAVC lançou o marco inicial das obras do Centro Desportivo da FCMSCSP, que está em construção na rua Frederico Abranches, nº 125. O espaço será utilizado para treinos e outras práticas esportivas dos alunos da Instituição.

 

 

Novo currículo

Buscando um ensino baseado em competências, o curso de Medicina reformula sua grade curricular, destacando as atividades práticas, seja por força de regulamentação ou de reforço à tradição do ensino humanizado da Instituição

 

 

Nova Biblioteca

A Faculdade entrega a nova Biblioteca. Além do acervo de livros, o espaço possui três salas coletivas de leitura, 12 boxes de leitura individual e duas salas de computadores, pensando em um melhor conforto e tranquilidade para estudar

 

 

Centro de Convivência

Faculdade entrega novo espaço de convivência à comunidade acadêmica. A sala foi pensada visando a qualidade do espaço para estudo, lazer e o aconchego dos estudantes

 

 

Novo Centro de Simulação

O novo centro de Simulação e Treinamento é inaugurado com aula da Liga de Cirurgia de Emergência e Trauma. O espaço é composto por uma sala para a realização de simulações; uma para aprimorar as práticas dos alunos após a simulação; por duas Salas de Observações; e uma Sala de Aula

 

 

Novos Laboratórios

A Faculdade inaugura novos laboratórios para o curso de Medicina, são eles: Laboratório de Biossegurança e Laboratório de Medicina Biomolecular, localizados na Rua Jaguaribe, 155, Novo Biotério e Laboratório de Técnico-Cirúrgica (biblioteca)

 

 

Atenção Primária

Após um ano da criação do Departamento de Atenção Primária, a Faculdade inaugura a nova sede do departamento. Além dos professores, a inauguração contou com Maurício Serpa, da Secretaria da Saúde de São Paulo; as diretorias da FCMSCSP e da FAVC

 

 

Novamente Nota 5

Em constância inovação, a Faculdade da Santa Casa atinge, novamente, nota máxima no MEC

 

 

Vídeos que falam da nossa história

Os vídeos abaixo falam do passado Santa e são apresentados por pessoas que estão conosco desde os primeiros anos da Faculdade.

In Memoriam

Prof. Dr. Luiz Carlos Morrone

O Prof. Dr. Luiz Carlos Morrone foi um exemplar professor e médico do trabalho, dedicando 45 anos à Saúde do Trabalhador.

Sua história com a Faculdade da Santa Casa de SP iniciou-se logo na graduação. Em 1969, graduou-se em Medicina pela Instituição. Desde então, especializou-se em diferentes áreas a fim de ampliar seu conhecimento em Saúde Pública para, em 1971, realizar seu Mestrado na mesma área pela Universidade de São Paulo (USP) e, em 1991, seu Doutorado.

Desde 1976, o Professor Luiz Morrone atuou como prof...

Ler mais

Prof. Dr. Sixto Rony Martinez Ramos

O Prof. Dr. Sixto Rony Martinez Ramos foi um atencioso ginecologista e obstetra. Morador de Itapuí (SP), foi considerado pelas figuras públicas da cidade como um dos médicos mais tradicionais da história do município, prestando serviços à saúde pública e à população por anos.

Sixto nasceu em Arequipa, no Peru. Em 1964, se formou em Medicina pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Logo após sua formatura, Dr. Sixto atuou na Santa Casa de Car...

Ler mais

Prof. Dr. Roberto Attilio Lima Santin

O Prof. Dr. Roberto Attilio Lima Santin foi um atencioso professor e entusiasta da vida científica, além de um renomado ortopedista.

Roberto Attilio nasceu em Bebedouro, interior de São Paulo. Em 1965, graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP. Logo após sua formatura, mudou-se para São Paulo em busca de novas oportunidades e um crescimento pessoal e profissional.

Sua história co...

Ler mais

Profº Dr. Tsutomu Aoki

O Profº Dr. Tsutomu Aoki foi um renomado médico ginecologista e especialista em reprodução humana. O doutor também foi pioneiro nas cirurgias laparoscópicas, ou seja, aquelas em que há necessidade de remoção de algum órgão doente, sem realizar o corte e gerar cicatrizes como em operações tradicionais.

Dr. Aoki nasceu em Lins, interior de São Paulo. O doutor graduou-se em 1972, pela Turma V de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa ...

Ler mais

Profª Me. Maria do Carmo Redondo

A Profª Me. Maria do Carmo Redondo foi uma renomada professora e fonoaudióloga. Participou da formação de gerações de fonoaudiólogas, tanto da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), quanto da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), além de ter organizado e coordenado a especialização em Audiologia em ambas as instituições.

Em 10 de maio de 1950, nasceu Maria do Carmo Redondo. Em 1970, entrou na U...

Ler mais

Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho

Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho foi um renomado médico e um dos principais entusiastas para a criação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Dr. Arnaldo também é o patrono que dá o nome à Fundação filantrópica que mantém a Faculdade, dedicando a maior parte da sua vida ao Hospital da Santa Casa.

Arnaldo nasceu em 5 de janeiro de 1867, em Santos (SP), sendo o primeiro dos seis filhos de Carolina Xavier Vieira de Carvalho...

Ler mais

Prof. Dr. Marcos José Zlochevsky

Prof. Dr. Marcos José Zlochevsky foi um renomado professor e pediatra. Gostava tanto da profissão que, além de ter sido professor voluntário, manteve seu consultório aberto até os 85 anos de idade.

Filho de imigrantes russos que vieram fugidos da perseguição aos judeus, Dr. Marcos nasceu em Caçapava, em 1920, cidade onde os pais tinham uma loja de móveis.

Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro. Durante este período, passou a namorar uma moça de São Paulo, mudando-se para a capital paulista assim que se formou.
Ler mais

Prof. Dr. Elisaldo Carlini

O Prof. Dr. Elisaldo Carlini foi professor emérito e pesquisador. É considerado o maior nome da ciência brasileira no assunto relacionado à cannabis medicinal. Carlini tinha 91 anos e deixou um legado de mais de 50 anos dedicados ao estudo de drogas psicotrópicas no Brasil.

Elisaldo Carlini nasceu em 9 de junho de 1930, aos sete anos mudou-se para o extremo norte do estado de São Paulo, num lugarejo chamado Pirajá. Em 1952, entrou na Escola Paulista de Medicina, graduando-se em 1957. Desde o 2º ano do curso de Medicina, ele f...

Ler mais

Prof. Dr. João Fava

Prof. Dr. João Fava foi um renomado cirurgião e professor. Com sua rica experiência na clínica médica, apoiou o desenvolvimento da Faculdade de Ciências Médicas ao lado do Dr. Emilio Athié. Entre os anos 1993 a 1999, foi Diretor da FCMSCSP, onde atualiza o currículo de Medicina, ampliando o Internato, além de nomear o primeiro egresso como seu vice-diretor.

Em 1950, João Fava graduou-se em Medicina pela Universidade de São Paulo. Logo após sua graduação, foi trabalhar na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, onde ...

Ler mais

Prof. Dr. Walter Edgar Maffei

Prof. Dr. Walter Edgar Maffei foi um renomado professor na área da Anatomia Patológica da FMUSP e fundador do Serviço de Anatomia Patológica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Maffei foi um dos três responsáveis pelo retorno do Ensino na Santa Casa, por meio do memorial dos médicos. Referência na área, ele também se dedicou à organização dos departamentos de Patologia PUC-SP e da FCMSCSP.

Walter Edgar Maffei nasceu em Salto de Itu (SP) em 1905. Após os estudos de formação básica, cursou a Faculdade ...

Ler mais

Prof. Dr. Emílio Athie

Prof. Dr. Emílio Athie foi um médico de visão aguçada, que se dedicou à Cirurgia do Aparelho Digestivo. Trabalhou nos hospitais da Santa Casa e Regina Coeli, sendo que foi fundador e diretor do último. Em 1963 foi um dos fundadores da FCMSCSP e seu primeiro diretor. Instituiu, ainda, entre outros feitos, os cursos de Pós-Graduação, em 1976, sendo considerado por todos os médicos da Santa Casa e todos os professores da Faculdade “O Mestre dos Mestres”.

Ler mais

Gente que faz história na Santa

Prof. Dr. José da Silva Guedes

Falar sobre a história do Prof. Dr. José da Silva Guedes é falar não apenas do legado da Faculdade da Santa Casa de SP, mas, também, do legado da saúde pública no Estado de São Paulo. Especialista em Higiene e Saúde Pública e Doutor em Saúde Pública pela USP, o professor José atribui a escolha pela Saúde Pública ao fato de ter vindo de uma família de trabalhadores e de ter crescido no Belém, bairr...

Leia mais

Prof. Dr. Wilson Luiz Sanvito

O Prof. Dr. Wilson Luiz Sanvito formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 1958. Logo após sua formação, atuou como médico em um hospital de Mandaguaçu, cidade do interior do Paraná, onde pode se aprimorar no diagnóstico e tratamento de patologias em geral. Apesar de ter sido uma boa experiência, seus sonhos para a Medicina eram grandes demais para o que a realidade no in...

Leia mais

Professor Decio Cassiani Altimari

Ninguém melhor para representar a história da Faculdade do que o Prof. Décio Altimari. Conosco desde o primeiro vestibular, ele é um dos nossos colaboradores mais antigos e queridos. O Prof. Décio é a memória da Instituição e mantém viva nossa história por meio de palestras aos corpos docentes e discentes. Figura conhecida por todos alunos, foi Paraninfo da Vigésima Terceira Turma (graduada em 199...

Leia mais

Prof. Maria de Lourdes Sylvestre Mahl

Para falar sobre a história da Faculdade da Santa Casa de SP e como nosso ensino se tornou da forma que é hoje, também torna-se necessário falar da história da Prof. Maria de Lourdes Sylvestre Mahl, conhecida também como “Maria de Lourdes da Enfermagem”. A Prof. Maria de Lourdes Sylvestre Mahl formou-se em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem São José em 1971. Sua história com a Fac...

Leia mais

Deise Regina Dias

A história de Deise Dias com a Faculdade da Santa Casa iniciou desde o seu nascimento, quando sua tia Lydia Apparecida dos Santos saiu de Minas Gerais para trabalhar, junto às feiras, no hospital da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Na época, Lydia viajou junto aos pais de Deise e seus três irmãos. Em 1963, quando a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa foi inaugurada, Ly...

Leia mais

Maria Lucia Silva

Maria Lucia Silva é uma das colaboradoras que tem o sorriso mais cativante da Faculdade. Com uma história de resiliência, recheada de inspiração. Saiu de Piraju, no interior de São Paulo, e veio para a capital em busca de uma oportunidade profissional. Lucia da Faculdade, Lucia do SESMT, Lucia da Fundação, como é carinhosamente chamada, só não imaginava que o futuro iria reservar surpresas maravil...

Leia mais

Qual colaborador da Santa foi inesquecível para você? Indique enviando um email para santa60@fcmsantacasasp.edu.br

Memórias da Santa

Compartilhe sua lembrança! Você pode fazer isso de algumas maneiras:

· Usando o hashtag #orgulhodesersanta no Instagram

· Pelo e-mail santa60@fcmsantacasasp.edu.br

· Preenchendo o formulário abaixo

Não se esqueça de colocar um breve texto contextualizando a foto ou vídeo.

Compartilhe sua memória com FCMSCSP

Envie um arquivo que conte um pouco da história da FCMSCSP. Os arquivos serão compartilhados em nossas redes sociais e em nosso site.

Formatos de arquivos aceitos: .jpg, .png ou .mp4 até 5 MB