21/12/2022

Documentário apresenta a trajetória dos 20 anos do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade da Santa Casa de SP Curso tem portfólio que é orgulho para a FCMSCSP: 381 fonoaudiólogos formados, 76 mestres em Saúde da Comunicação Humana e centenas de pós-graduados nos diversos cursos de especialização oferecidos na área

Em comemoração aos 20 anos do Curso de Fonoaudiologia, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) lançou documentário com depoimento de professores, ex-professores e outros personagens importantes que contribuíram na construção da formação que se tornou referência em qualidade em São Paulo e no Brasil. Em duas décadas de trajetória, o curso tem um portfólio que é orgulho para a Faculdade: 381 fonoaudiólogos formados, 76 mestres em Saúde da Comunicação Humana e centenas de pós-graduados nos diversos cursos de especialização oferecidos na área.


Inclusão: para a professora Me. Sylvia Lia Neves, é importante que os profissionais de saúde compreendam as barreiras enfrentadas pelas pessoas que não têm acesso à comunicação


O documentário tem 60 minutos de duração. Participam com depoimentos as professoras do curso Dra. Adriana Limongeli Gurgueira, Dra. Adriana Rahal, Dra. Ana Luiza Navas, Me. Aline Andriotti, Esp. Izabelle Vasconcellos, Dra. Katia Almeida, Dra. Marina Padovani, Me. Marcia de Souza, Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva, Dra. Noemi Takiuchi, Dra. Sylvia Lia Neves; o reitor da FCMSCSP, Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, o vice-reitor, Dr. Irineu Francisco Delfino Silva Massaia, e a secretária do curso, Sônia Vespa.

A história do curso de Fonoaudiologia da Faculdade da Santa Casa de SP começa no ano de 2000, dois anos antes do ingresso da primeira turma, com a estruturação da formação. À professora Dra. Katia Almeida, à época com 20 anos de experiência na área, coube a missão de coordenar a implantação do curso. “Fui convidada pela professora Eliane Schochat, que é professora titular da Universidade de São Paulo, e foi quem começou a colocar o projeto no papel”, lembra.

Katia foi responsável por coordenar o curso nos primeiros anos, tendo sido sua diretora até o ano de 2008. De acordo com ela, o maior desafio naquele momento foi a formação da clínica de Fonoaudiologia, que precisava de espaço e ser equipada. Com o apoio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP, a clínica do curso — que em junho de 2021 passou a ser denominada de ‘Clínica de Fonoaudiologia Maria do Carmo Redondo’, em homenagem à Carminha, professora falecida em dezembro de 2019 que participou da formação de gerações e gerações de fonoaudiólogos pela FCMSCSP — foi inaugurada em 2005. “Sempre fomos um curso de excelência, conseguimos vencer todas as barreiras e os desafios porque tínhamos um corpo docente muito integrado e disposto a implementar um curso de qualidade”, afirma.

Se algumas das dificuldades iniciais foram sendo superadas com muito trabalho e dedicação, outros desafios foram surgindo. “Houve momentos que as turmas eram pequenas, os alunos descobriam que não era exatamente aquilo que queriam”, lembra a professora Dra. Ana Luiza Navas, diretora do curso entre os anos de 2008 e 2019. Contudo, com o passar dos anos, e principalmente com o aumento da credibilidade do curso por meio do reconhecimento pelo mercado da qualidade da formação recebida pelos alunos, os obstáculos foram superados ano a ano, com o crescimento das matrículas na graduação. “Sempre escutamos que os egressos da Fonoaudiologia da Faculdade da Santa Casa de SP têm uma marca registrada, que é a marca da formação da Santa Casa de SP, com uma sólida base teórica e um aprendizado voltado para o atendimento, com um campo de prática muito diverso, em que eles, independentemente da área de atuação, possam seguir em frente e se aperfeiçoarem, sendo excelentes profissionais.”

A professora Dra. Noemi Takiuchi, atual diretora de Fonoaudiologia, ingressou logo no segundo ano de funcionamento do curso, em 2003. “Resolvi apostar na proposta, justamente porque era da Faculdade da Santa Casa de SP, por reconhecer o histórico de excelência da formação oferecida pela instituição”, lembra. Segundo ela, nos últimos anos, a quantidade de alunos matriculados em Fonoaudiologia dobrou, representando sua sustentabilidade. “Temos resultados muito relevantes dos nossos egressos no mercado de trabalho, seja na graduação, na pós-graduação e nas diferentes posições que o fonoaudiólogo vem ocupando em sua atuação”, disse.

Com formação generalista e humanista, curso tem acompanhado as mudanças na atuação profissional

Uma das características mais relevantes do curso está na formação generalista dos profissionais, reforçando o caráter humanista. “Nossa grade trata da saúde para entender o que acontece na normalidade, para, então, compreender o problema, a doença”, afirma a professora Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva. “Não é um problema falar na doença, mas o foco deve ser a normalidade.” Para ela, que orgulha-se em estar no curso há exatos 20 anos, desde a sua fundação, o fonoaudiólogo não é um profissional que trabalha com distúrbios de comunicação, mas com comunicação. Isso porque, às vezes, uma situação passageira é confundida como distúrbio. “A pessoa pode estar com problema na maneira com que mastiga, com que deglute, com que respira, e isso pode gerar uma consequência para a sua ou voz para o seu crescimento facial, como por exemplo uma alteração na oclusão dentária”, ensina. “A fonoaudiologia é ligada a diversas áreas, e mesmo você tendo a intersecção entre elas, o interesse é na saúde, e não na doença.”

Compromisso com a inclusão

Desde 2006, a professora Me. Sylvia Lia Neves ministra as disciplinas obrigatórias de Libras para os cursos de Fonoaudiologia, Enfermagem e os cursos de Tecnologia, e optativas para o Curso de Medicina. “Fiquei feliz por me contratarem como professora Surda porque é muito importante que a área da saúde saiba Libras”, conta. “A Faculdade abriu suas portas para mim e, a partir daí, outras foram se abrindo.” Para ela, é importante que os profissionais de saúde tenham contato com a experiência do aprendizado em Libras para o atendimento de surdos. “Nós, enquanto profissionais de saúde, devemos compreender as barreiras que as pessoas que não conseguem ter acesso à comunicação enfrentam”, afirma.

Características relevantes tornam a Fonoaudiologia da Faculdade da Santa Casa de SP um dos melhores cursos do Brasil

O reitor da FCMSCSP, professor Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, destaca características relevantes que tornam o curso de Fonoaudiologia da Faculdade da Santa Casa de SP um dos melhores do país, como o fato de possuir carga horária superior à exigida pelo Ministério da Educação (MEC); contar a grande maioria dos professores com qualificação de mestrado e doutorado; oferecer campos de estágios realizados nos melhores hospitais da cidade, como a Santa Casa de Misericórdia de SP, Hospital São Luiz Gonzaga e Dom Pedro II, Unidades Básicas de Saúde e no Centro Especializado em Reabilitação (CER). Além disso, recentemente a Faculdade inaugurou o seu novo Centro de Ensino e Treinamento, onde os alunos têm a oportunidade de receber a formação prática monitorada por meio de equipamentos modernos como as salas com espelho espião.

Ficha técnica do documentário

O roteiro do documentário dos 20 anos do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo foi idealizado pelas acadêmicas Julia Falconi Muller e Julia Lais Meneghini Nascimento. A produção foi de Cristine Granato Medeiros (executiva), Michel Vieira Silva (edição) e Guilherme Gontijo de Lima (gráfica). Apoiaram no desenvolvimento do projeto a FCMSCSP, a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho (FAVC), entidade mantenedora da Faculdade, e a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.