25/08/2021

Encontro Internacional homenageia ex-professora (in memoriam) da Faculdade da Santa Casa de SP Falecida em 2019, Carminha, como era conhecida, participou da formação de gerações e gerações de fonoaudiólogos

A ex-professora do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP), Maria do Carmo Redondo (in Memoriam), foi homenageada com o Prêmio de Mérito em Audiologia, durante o 36º Encontro Internacional de Audiologia “por seu comprometimento, dedicação e atuação pioneira na área da Audiologia clínica, sempre buscando a melhoria da prática clínica, formando e qualificando novos profissionais.” O evento aconteceu on-line no final de julho, numa promoção da Academia Brasileira de Audiologia (ABA).

Com o tema “boas práticas em Audiologia hoje e tendências para o futuro”, o encontro contou com a participação de especialistas da área que são referência no Brasil e no exterior. A presidente da ABA, professora Katia de Almeida, foi a responsável pela organização do evento, que contou com 611 participantes de diversos estados brasileiros.

O curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP esteve representado no evento com a apresentação de três trabalhos em forma de pôster, sendo que um concorreu ao prêmio de excelência em audiologia. As professoras Cilmara Levy, Lucia Nishino e Alessandra Durante integraram o evento como palestrantes.

Trabalhos apresentados por alunos e professores da FCMSCSP:

Trabalho: Análise das Emissões Otoacústicas Produto de Distorção pós exposição a tratamento quimioterápico
Autoras: Luciana Mie T. Guibu, Marineide Carvalho, Karina Cortina, Alessandra Spada Durante

Trabalho: Análise da exposição à fumaça ambiental do tabaco em escolares
Autoras: Isabela Marques, Camila Lima , Alessandra Spada Durante

Trabalho: Limiar do reflexo estapediano evocado eletricamente em adolescentes usuários de implante coclear (concorreu a premiação)
Autoras: Alessandra Durante, Leticia Cidrão, Marina Motta e Sonia Maria S Iervolino

Maria do Carmo faleceu em 2019

Maria do Carmo Redondo faleceu em 12 de dezembro de 2019. Carminha, como era conhecida, participou da formação de gerações e gerações de fonoaudiólogos. Respeitada e adorada por todos, exerceu a profissão com muita dedicação e amor. Formou-se em fonoaudiologia pela UNIFESP (1974), com título de especialista em Audiologia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Atuou como Chefe do Serviço de Fonoaudiologia da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Professora do Curso de Graduação em Fonoaudiologia da FCMSCSP.

“Seu sorriso e alegria contagiavam a todos. Contribuiu não só para a formação de tantos alunos que passaram pela Irmandade, mas também foi fundamental na formação dos alunos de graduação do Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP. Carminha não era apenas a professora, mas era a Mestre em Audiologia, aquilo a que se dedicou com tanto empenho e determinação nas Instituições ISCMSP e FCMSCSP, e em todos os lugares por onde compartilhou seu conhecimento”, escreveram os colegas e amigos da FCMSCSP em homenagem de despedida publicada no site da Faculdade.