06/12/2022

Evento ‘Memórias, Identidade e Legado’ é mais uma atividade comemorativa aos 20 anos do Curso de Fonoaudiologia Atividade ocorre nesta sexta-feira (09/dez), das 7h30 às 11h, no Auditório Christiano Altenfelder, localizado no prédio central da FCMSCSP

Conteúdo atualizado em 08/12/2022

O Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) continua com as atividades comemorativas aos 20 anos de atividade. Nesta sexta-feira (09/dez), das 7h30 às 10h45, ocorrerá o evento “Memórias, Identidade e Legado”, que será realizado de forma on-line, pelo Youtube.

O encontro, que é destinado à comunidade acadêmica, conta com a organização das professoras do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP Adriana Rahal Rebouças de Carvalho, Maria Cecília Greco, Michele Devido Loiola (Turma II), Ana Luiza Morrone Gebara (Turma IX), Marcia Souza (Turma X), Mariana Pinheiro (Turma ), Aline Andriotti (Turma XII), Izabelle Vasconcelos (Turma XIII).

Desde o início do curso, as parcerias interinstitucionais, principalmente nas áreas da saúde e da educação, têm sido uma marca da formação oferecida pela Faculdade. Por esse motivo, um dos destaques da programação será a palestra “Impacto das parcerias interinstitucionais na formação profissional”, que será realizada às 8h, tendo como convidada a professora Dra. Eliane Schochat (USP/SP) e moderação da professora Dra. Alessandra Spada Durante, da FCMSCSP.

A vice-diretora de Fonoaudiologia, professora Dra. Marina Padovani, lembra que o curso tem na sua grade curricular parcerias estabelecidas com os diversos departamentos da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (ISCMSP), como os de Cirurgia, Clínica Médica, Saúde Coletiva, Saúde Mental, entre outros, além de projetos interinstitucionais com diversas universidades brasileiras como a UFRGS, UFPB, USP/SP, ITA, UFMG e instituições internacionais. “As parcerias institucionais são importantes para colocar o aluno em contato com outras realidades, oferecendo outras oportunidades de conhecer serviços”, afirma. “Estar vinculado a grupos externos de pesquisa amplia a formação oferecida com a inserção em outros modelos de serviços, além da possibilidade de networking.”

Faculdade da Santa Casa de SP será sede de projeto internacional da Hear the World Foundation

Uma das parcerias mais relevantes no momento com a participação da FCMSCSP é o projeto desenvolvido pela Hear the World Foundation, coordenado pela Academia Brasileira de Audiologia (ABA), que tem por objetivo desenvolver centros de excelência no país para capacitação de profissionais para o diagnóstico de deficiência auditiva em crianças, indicação de próteses auditivas, adaptação e reabilitação das crianças.

A ação resultante da parceria, que será coordenada pela professora Dra. Katia de Almeida, docente do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP, permitirá uma ampliação dos espaços de atendimento e do parque de equipamentos para assistência às crianças com deficiência auditiva, além da expansão das oportunidades de formação e treinamento. Participa ainda da ação o Grupo Sonova Brasil.

Programação:

7h30 – Abertura
Prof. Dr. José Eduardo Lutaif Dolci, reitor da FCMSCSP, e Profa. Dra. Noemi Takiuchi, diretora do curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP

8h – Palestra ‘Impacto das parcerias interinstitucionais na formação profissional’
Moderador: Profa. Dra. Alessandra Spada Durante (FSMSCSP)
Convidada: Profa Dra Eliane Schochat (USP/SP)

8h20 – Discussão

8h30 – Mesa redonda ‘Como estão os alunos da 1ª turma e o que tem pra contar 20 anos depois’
Moderadoras: Profa. Maria Cecília Greco e Profa Dra Adriana Rahal
8h30 – Fga. Dra. Thays Vaiano
8h50 – Fga. Me. Andrea Caruso
9h10 – Fga. Me. Erica Ferraz
9h30 – Discussão
9h45 – Intervalo

10h – Comunicação e Carreira
Moderadora: Profa Dra Marta Assumpção de Andrada e Silva
Convidada: Profa. Dra. Leny Kyrillos

10h30 – Discussão

10h45 – Encerramento

Serviço:

O quê: Evento “Memórias, Identidade e Legado”, em comemoração aos 20 anos do Curso de Fonoaudiologia da FCMSCSP
Quando: Sexta-feira, 09 de dezembro de 2022
Horário: Das 7h30 às 10h45
Onde: Pelo Youtube